Sobre o FEST — Cineclube de Espinho

Há muito que a cidade de Espinho se destaca no panorama nacional por ser o grande palco de dois dos mais dinâmicos e influentes festivais de cinema do país. Apesar de tanta atividade cinematográfica, o FEST sentia a falta de um capítulo vital na história cinematográfica da cidade, uma vez que o cineclubismo foi importante para Espinho nas décadas de 70 e 80.

O FEST — Cineclube de Espinho nasce no início de 2019, com a vontade de trazer o melhor cinema à cidade ao longo de todo o ano, de criar uma comunidade e espaço de debate para todos os amantes e admiradores da sétima arte, e colocar Espinho, ainda mais, no mapa nacional e internacional de cinema. Um espaço que se quer da comunidade e para a comunidade, é cada vez mais nossa intenção que a população local se envolva nas suas sessões, promova debates e sugira filmes.

As sessões do Cineclube tornaram-se num caso de sucesso muito rapidamente, atraindo cerca de 2000 pessoas em menos de 15 sessões no Auditório do Casino de Espinho, sala de cinema de relevo, que ocupa um lugar na memória e no imaginário dos cinéfilos da cidade, que lá assistiram aos seus primeiros filmes.

Após suspender a sua atividade devido à pandemia COVID-19, o Cineclube regressou em Outubro 2020 com um ciclo online, sessões especiais no Centro Multimeios, e em 2021 com uma retrospetiva à obra do mestre Fellini.

O FEST — Cineclube de Espinho regressa em Setembro com o Ciclo Wong Kar-wai.

 

__

Pode consultar a programação de 2019 aqui.
Pode consultar a programação do primeiro ciclo de 2020 aqui.
Pode consultar a programação do ciclo Vénus em Chamas aqui.
Pode consultar a programação do ciclo Fellini aqui.