Fellini 8 ½

Ano: 1963

Duração: 138 minutos

Datas de Exibição: Novas datas e horários brevemente disponíveis

Marcello Mastroianni, alter ego de Fellini, interpreta Guido Anselmi, um realizador a atravessar uma crise de inspiração. Durante a estadia numas termas, todos os seus fantasmas lhe aparecem, como que em sonhos, misturados com as pessoas reais que frequentam o local ou que o vêm visitar: familiares, atores, produtores e até críticos. Como não consegue encontrar soluções para o seu próximo filme, Guido abandona-se às recordações de infância e a sua imaginação divaga. E quando já se prepara para abandonar o projeto, todas as personagens lhe voltam a aparecer. Guido junta-as todas e dá a ordem de filmar.

 

 

Um dos grandes clássicos de Fellini, Fellini 8 1/2 transforma a crise artística de um homem num épico de cinema. É um verdadeiro mergulho na psique, a partir das teorias de Carl Jung, e um exercício mágico dentro da autorreflexão já presente em La Dolce Vita.

Recebeu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Guarda-roupa.

“Um filme é algo que tem a sua própria personalidade e o seu carácter, a sua maneira de pensar. Voilá, parece-me que Fellini 8 1/2 se comportou muito bem comigo, ou seja, não me obrigou a tomar um cuidado particular com ele, pelo contrário, foi a partir desse momento que assumi a ideia de que, mais do que dirigir o filme, é o filme que me dirige.”

Federico Fellini