See Wee Aw

Ocupação na Indústria: Realizador

Nacionalidade: Malaio

Principais TrabalhosKampung Tapir (2017) e Shuttle Life (2017)

Principais Prémios e Nomeações: Nomeado para um Silver Screen Award no Festival Internacional de Cinema de Singapura por Kampung Tapir (2017)

Nascido no seio de uma família que se dedicava à olaria em Johor, na Malásia, See Wee Aw estudou cinema no Taiwan.

Os trabalhos cinematográficos de See Wee muitas vezes concentram-se nas relações interpessoais e nos fenómenos sociais, contanto as histórias do quotidiano de personagens simples no seu estilo que junta realismo e fantasia. O seu trabalho também tem vários detalhes únicos de som e direcção visual, garaças a experiências passadas se cinematografia e design de som.

Para além da realização, See Wee também se dedica a dar palestras em várias universidades, e já trabalhou em múltiplas poduções locais e internacionais tais como Indian Summers 2 (como técnico de som) e Shuttle Life (2017), como segundo assistente de realização. A sua curta-metragem como diretor de fotografia, Arnie (2016) foi selecionado para a semana de Crítica do Festival de Cannes em 2016.

A sua curta mais recente como escitor/realizador, Kampung Tapir (2017) foi selecionada para mais de 50 festivais de cinema, incluindo o Festival Internacional de Singapura, Clermont-Ferrand ISFF, Tampere Film Festival, Busan ISFF e o Oaxaca Filmfest etc. O filme foi também mencionado em “Cahiers du cinéma” em 2018.

See Wee participou em vários workshops tais como o Asian Film Academy (2017) em Busan, na Coreia do Sul e ganhou o segundo prémio com o pitch do seu projeto de longa-metragem Causeway. O projeto está na fase de desenvolvimento do argumento e também tem como pano de fundo a história de trabalhadores migrantes, à semelhança de Kampung Tapir.