Mohamed Kordofani

Ocupação na Indústria: Realizador

Nacionalidade: Sudanês

Principais TrabalhosNyerkuk (2016) e The Kejer’s Prison (2019)

Principais Prémios e Nomeações: Prémio para Melhor Realizador no Taharqa International Award for Arts por Gone for Gold e Melhor Curta no Carthage Film Festival por Nyerkuk (2016)

Mohamed Kordofani é um engenheiro aeronáutico e um cineasta Sudanês. Em 2014, matriculou-se num curso de realização independente com a duração de um ano e, nesse mesmo ano, fundou a Kordofani Films

Realizou vários vídeos de música e spots publicitários para televisão antes de estrear a sua primeira curta-metragem Gone for Gold.

A curta participou em vários festivais de cinema incluindo no Alexandria Mediterranean Film Festival e arrecadou o prémio de Melhor Realizador no Taharqa International Award for Arts.

Em 2016, Mohamed realizou a sua segunda curta, entitulada Nyerkuk que ganhou uma série de prémios incluindo o prémio NAAS Melhor Curta no Carthage Film Festival, o prémio do Júri no Oran International Film Festival, o prémio Black Elephant Award for Best Sudanese film no Festival de Cinema Independente do Sudão e o prémio Peligrini no Festival de Cinema da África, Ásia e América do Sul, em Milão.

A sua curta-metragem mais recente, The Kejer’s Prison (2019) toca no tema da recente revolta no Sudão. Mohamed está interessado em abordar as diferentes construções sociológicas do Sudão através dos seus filmes.