NEXXT #4

QUI 25 JUN 18:30

CASINO

How to Listen to Fountains | Eva Sajanová | SVK | 10’

Este filme é sobre espaço público. Este filme é sobre a destruição de cultura. Este filme é sobre fontes que já não aguentam mais. O que aconteceria se as fontes pudessem falar?

 

Orla | Marie Lukáčová | CZE | 20’

Um conto de fadas de rap sobre a justiça, contado em três capítulos.
Num reino governado por uma hierarquia rígida e rodeado por uma selva mágica, vive uma jovem donzela chamada Jasna. Dotada de uma perspicácia apurada e de um coração cheio de justiça, ela opõe-se ao governante perverso e tirânico, Volk, que explora o seu povo. Na sua ira, ele bane-a numa viagem traiçoeira para uma terra longínqua, da qual ninguém jamais regressou. Mas com a coragem como guia, e ao superar os seus medos mais profundos, Jasna descobre um poderoso aliado em Eagle, o guardião da floresta. Juntos, eles desvendam a chave para quebrar as correntes do reino e libertar o seu povo.
A jornada de Jasna inspira-se em perspetivas ecológicas e feministas contemporâneas, destacando a aceitação e a compreensão interpessoal. A forma visualmente desafiante combina cenas de ação real com animação 2D e 3D, complementadas por sequências musicais inspiradas no género do rap contemporâneo.

I want to know what love is | Hanna Järgenstedt | SWE | 6’

Um road movie sobre a Hanna, que está a dar-se super bem com um DJ giro em Berlim e vai a caminho do concerto dele(é um gíria que signifca um trabalho perfomativo de freelancer), mas perde o comboio, o que leva a uma viagem de carro inesperada. Será que a Hanna e o dj___snorksenzation__000 vão se tornar um casal oficial esta noite? O que é fixe e quem não é? Será que todos os homens de meia-idade são pervertidos?

 

Baby It's Cold Outside | Jannik Weiße | DEU | 27’

No fim dos estudos, Finn e Johanna partem numa viagem de ski económica – uma última escapadela despreocupada antes da vida adulta começar a sério. Mas, quando um cão abandonado aparece à porta do hotel, tudo muda. O que começa como umas férias inocentes transforma-se numa reflexão silenciosa – sobre a sua relação, os seus valores e os preconceitos que nem sabiam que tinham.

 

Dancers Only | Siiri Selin | FIN | 19’

Numa noite tranquila e chuvosa, num clube de strip iluminado por luzes néon no centro de Helsínquia, quatro bailarinas veem-se com mais brilho em palco do que público na sala. Dancers Only é uma curta-metragem de vida quotidiana que revela o que se esconde por trás das lantejoulas — uma noite de quietude em que nada acontece e, no entanto, tudo acontece. Uma carta de amor à amizade, à feminilidade e aos espaços intermédios onde identidade, performance e o quotidiano se confundem.