Programa de Cinema

O FEST — New Directors | New Films Festival é uma celebração multifacetada das novas tendências do cinema mundial. Constantemente à procura de conteúdo fresco produzido por algumas das estrelas mais promissoras do momento, a nossa equipa de programação não poupa a esforços para providenciar à nossa audiência a oportunidade de desfrutarem de alguns dos trabalhos mais essenciais do ano.

Como tal, o nosso programa de cinema está focado numa serie de exibições competitivas e não competitivas, cobrindo vários formatos e estilos, tal como Longas e Curtas-Metragens nas áreas da Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental Não-Narrativo, e uma categoria dedicada ao cinema nacional português. A nossa seleção inclui ainda conteúdo direcionado aos mais jovens, a FESTinha.

 

Encontra a programação já anunciada através dos links em baixo, com mais para vir!

______________________

Lince de Ouro

Golden-Lynx-2021

A competição Lince de Ouro é tradicionalmente a mais procurada do FEST. Afinal de contas, a secção inclui alguns dos maiores nomes do cinema dos últimos 17 anos. Este ano não é exceção. A seleção final de 7 filmes de ficção e 3 de documentário inclui alguns dos mais badalados filmes dos últimos 12 meses, como o Lamb da incomparável A24, entre outros estreados em festivais como Cannes.

Lince de Prata

A Ficção, o Documentário, a Animação e o Cinema Experimental não narrativo assumem papel de destaque na competição do Lince de Prata. Como sempre, estes 10 programas de curtas incluem trabalhos dos novos nomes e títulos mais sonantes do momento, incluindo Dustin de Naila Guiguet e One Thousand and One Attempts to Be an Ocean de Wang Yuyan, entre muitos outros.

Grande Prémio Nacional

A competição mais antiga do evento regressa este ano mais completa do que nunca, com três sessões repletas de trabalhos novos dos futuros nomes da cena nacional. Entre novos nomes como os de Tiago Iúri e Teresa Sandeman, a seleção deste ano conta com os regressos de Ruben Sevivas, Matilde Calado, Edgar Morais e Alberto Seixas.

Be Kind Rewind | Isabel Coixet

A presença no evento de um nome tão influente como o da cineasta catalã Isabel Coixet inclui uma retrospetiva completa do seu trabalho. Na secção Be Kind Rewind apresentamos alguns dos seus filmes mais sonantes, como são o caso de Elegia ou The Secret Life of Words. Esta secção desdobra-se entre Espinho, Porto e Lisboa.

Sessões Especiais

As sessões de gala são sempre momentos especiais em qualquer evento, e este ano trazemos dois dos trabalhos mais provocadores do momento. Na sessão de abertura será exibido The Divide, filme vencedor da Queer Palm em Cannes em Julho passado. O evento fecha com The Sacred Spirit, uma das obras que estimulou mais debate no Festival de Locarno em Agosto.

 

A 17ª edição do festival terá lugar entre os dias 4 e 11 de Outubro de 2021, na cidade costeira de Espinho.

 

Programa completo a ser anunciado em breve.