Estamos entusiasmados por anunciar o tema e imagem para a 19º edição do FEST!
Ao princípio pode parecer estranho, mas vais acabar por abraçar o tema do FEST deste ano, atrás de esperança e amor! O primeiro escolhido para a edição de 2020, ironicamente remete-se à pandemia, em 2023 trazemos o apocalipse!
É crucial enfrentar os desafios à nossa frente. Não vamos virar a cara à perigosa ameaça à nossa existência, ao invés disso, vamos juntar-nos para encontrar soluções para um futuro sustentável.Seja uma guerra nuclear, desastres ambientais, pandemias ou outros perigos imprevistos, entender os riscos permite-nos dar os passos necessários para prevenir ou mitigar as consequências. É crucial que nos eduquemos, criemos consciência e trabalhemos juntos para desenvolver estratégias proativas para ultrapassar estes obstáculos. Ao fazê-lo, podemos construir um futuro mais resiliente e sustentável para nós e para as gerações futuras.
Desde 2021, o FEST escolhe um artista diferente para interpretar o tema do ano. Em 2021, Francisco Fonseca escolheu a pintura arrebatadora de Johan Christian Dahl, "View From Stahlheim" e, em 2022, o famoso artista de storyboard, Temple Clark, criou uma obra de arte pensando “E se Botticelli fosse um realizador?”
Não podíamos estar mais felizes com os resultados e a tradição! Em 2023, queremos agradecer ao Ricardo Ladeira, o artista por detrás do nosso incrível conceito visual, inspirado na pintura “Hunters in the snow” de Pierter Brueguel, uma verdadeira inspiração na indústria cinematográfica, principalmente reconhecível em “Solaris” e “The Mirror” de Andrei Tarkovsky, em “Melancholia” de Lars von Trier e em “Dans la ville blanche”, de Alain Tanner.
Não te sintas com medo ou inseguro! Em tempos apocalípticos, a natureza humana aprende mais sobre esperança, força e avanço! Como a famosa calmaria antes da tempestade, a experiência do FEST deste ano tem muito a oferecer e várias surpresas que iremos revelar nos próximos dias.