Aga Woszczyńska

Ocupação na Indústria: Realizadora

Nacionalidade: Polaca

Principais TrabalhosFragments (2014) e Dry Land (2017)

Principais Prémios e Nomeações: Vencedor do Grand Prix e prémio Best Cinematography em La Guarimba, Itália, por Fragments (2014)

Aga Woszczyńska (nascida em 1984 na Polónia) é uma realizadora, argumentista e antropóloga. Formou-se em Ciências Sociais Aplicadas - no campo de Cultura Contemporânea - Pela Universidade de Varsóvia em 2008, e pelo Departamento de Realização da Polish National Film School em Lodz, em 2014 com o seu filme final Fragments.

Trabalhou como produtora e assistante de realização na Polónia e no estrangeiro para vários filmes e projetos publicitários.

Escreveu e realizou 10 curtas-metragens que percorreram o circuito de festivais de cinema e que foram vendidas a distribuidoras internacionais.

A sua estética e as suas capacidades de realização levaram-na ao Festival de Cannes em 2014 como Fragments, que estrou na Quinzena dos Realizadores.

Desde aí, o filme tem sido exibido em mais de 60 festivais à volta do mundo, tendo arrecadado vários prémios mas, mais importante que isso, impactando as audiências que o absorvem.

Aga é uma bolseira do Ministério da Cultura e recebeu o prémio Discovering Eye, atrivuido aos artistas mais emergentes nos Estados Unidos. Tem sido uma jurada em vários festivais de cinema, como por exemplo no A class Warsaw Film Festival.

Atualmente, encontra-se a trabalhar na sua primeira longa-metragem, Dry Land, um projeto seelcionado para o EAVE 2016-2017 que, recentemente, recebeu o apoio do Insituto de Cinema Polaco.