Sobre o FEST

Desde a sua génese em 2004, que o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema rapidamente se tornou numa das mais proeminentes mostras do cinema inovador e de cineastas emergentes; bem como numa plataforma para profissionais de cinema, nacionais e internacionais, em ascensão ou já estabelecidos, se encontrarem e desenvolverem novos projectos e procurarem sinergias.

Realizando-se na cidade costeira de Espinho, no Norte de Portugal, o FEST apresenta uma selecção de longas e curtas-metragens e um extensivo programa de indústria que inclui masterclasses, workshops, debates, roundtables, casos de estudo e um evento focado em pitching e co-produções. Para além de apresentar os mais promissores talentos cinematográficos dos quatro cantos do mundo, também junta alguns dos maiores nomes do cinema, influenciadores, decisores e peritos da indústria. Entre os convidados de edições anteriores estão Asghar Farhadi,Béla Tarr, Fernando Trueba, Melissa Leo, Martin Walsh, Joe Walker, Ed Lachman, Tom Stern, Finola Dwyer, Allan Starski, Eugenio Caballero,Iain Smith, David Macmillan, para citar alguns.

Pelo estado pandémico em que ainda nos encontramos, o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema concentra, este ano, todos os seus esforços na Programação de Cinema e na exibição do mesmo, tendo se visto forçado a adiar para o próximo ano o Training Ground, o Director’s Hub, as Industry Meetings e todas as outras atividades de Networking presencial que são, na sua génese, de uma aproximação física próxima e calorosa.

A 16ª edição do FEST acontece de 2 a 9 de Agosto com sessões de cinema simultâneas em Espinho, Porto e Lisboa. Na nossa cidade natal, contaremos com a habitual sala do Centro Multimeios de Espinho e com a inauguração de um espaço de Cinema Drive-In.