Pitching Forum

O FEST — Pitching Forum é um evento internacional de financiamento e de co-produção, que se foca na facilitação, desenvolvimento e financiamento de projetos cinematográficos.

O fórum está dividido em três categorias:

  • FEATURE GEMS — longas-metragens de ficção, documentário ou animação (duração min. de 55 minutos), em fases iniciais de desenvolvimento;
  • WORK IN PROGRESS — longas-metragens de ficção, documentário ou animação (duração min. de 55 minutos), em fases avançadas de desenvolvimento;
  • MAKE IT SHORT— curtas-metragens de ficção, documentário ou animação (com a duração máx. de 55 minutos), tanto em fases iniciais como avançadas de desenvolvimento.

No total, serão selecionados 22 projetos. Os finalistas irão apresentar o seu projeto a decision-makers internacionais da indústria do cinema: produtores, investidores, gestores de fundos, vendas, distribuidores e programadores de festivais, para terem a oportunidade de ganhar algum dos prémios, receber feedback e participar em reuniões pessoais. Também terão acesso a sessões de treino, lecionados por peritos mundialmente reconhecidos, que os irão guiar e aconselhar de forma a prepararem a sua apresentação até à perfeição.

Em 2022, o FEST – Pitching Forum acontecerá num novo formato. Os participantes têm de comparecer no festival, uma vez que as sessões de treino e as apresentações vão ser realizadas presencialmente. No entanto, tanto o painel como a audiência terão a opção de assistir ao evento via online. Este novo formato permitirá a presença de um painel mais alargado de peritos, assim como uma audiência mundial, aumentando as possibilidades dos projetos serem vistos por especialistas importantes que de outra forma não poderiam viajar até Espinho para o evento físico.

Cada participante terá 5 minutos para apresentar o seu projeto ao nosso júri e a um painel de peritos internacional. Cada apresentação é seguida de um Q&A de 5 minutos, entre o participante, o júri e o painel.

Os prémios serão decididos pelo júri após todos os pitches terminados — sendo os vencedores anunciados durante o evento.

Os participantes terão também oportunidade de participar em reuniões agendadas exclusivas com o Júri do Pitching Forum para obterem feedback privado e aconselhamento acerca do seu projeto.

 

DATAS

O Pitching Forum é dividido em duas fases:

  • As sessões de treino do FEST - Pitching Forum decorrerão exclusivamente de forma presencial entre 21 e 23 de Junho, 2022;
  • As sessões finais de pitch do FEST - Pitching Forum decorrerão nos dias 24 e 25 de Junho de 2022, em Espinho, Portugal, e serão transmitidas online para uma Audiência de profissionais da indústria.

 

PRÉMIOS

Os prémios serão anunciados em breve.

 

REGRAS E REGULAMENTOS

Pode consultar as regras e regulamentos do FEST - Pitching Forum aqui.

 

SUBMETER PROJETO

 

EXPERTS

Por sessão, cada painel de jurados é composto por produtores, distribuidores e project developers com experiência na indústria cinematográfica.

Cada membro do painel pode então selecionar projetos que gostariam de desenvolver/tutorar/financiar/produzir. Mesmo que o projeto não ganhe nenhum dos prémios imediatos, ou não seja selecionado individualmente por nenhum dos experts, ainda existe algo extremamente valioso que levará para casa: o feedback de alguns dos profissionais de maior renome internacional da indústria. Este será dado após o pitch final, em privado.

 

Aqui ficam alguns experts que se juntaram o nosso painel no passado:

Finola Dwyer - Produtora de Cinema e Televisão nomeada para Oscar e vencedora dos Bafta, e diretora da Wildgaze films. Produziu "Brooklyn", "An Education" e "Severance";

Michael Katz – produtor que trabalha regularmente com Michael Haneke, que produziu o filme “The White Ribbon and Amour”;

Tim Corrie – Fundador da United Agents e vice-presidente dos BATFA;

Gareth Wiley – produtor do filme de Woody Allen “Match Point” e “Vicky Cristina Barcelona”;

Angela Bosch – assessor nos campos de promoção, distribuição e coprodução para a indústria audiovisual espanhola;

Paulo Trancoso – coprodutor de “Queen Margot” e “Night Train to Lisbon”, da produtora Costa do Castelo Filmes;

Cynthia Hargrave – produtora do “Bottle Rocket”, a primeira longa-metragem de Wes Anderson;

Jarle Björknes – do fundo de cinema norueguês Filmkraft;

Luís Ismael – da produtora portuguesa Lightbox;

Chadi Zeneddine – programador do Doha Film Institute;

Nuno Beato – da produtora portuguesa Sardinha em Lata;

Scandar Copti – realizador do filme “Ajami”;

Irena Taskovski – representante da distribuidora e worldsales Taskovski Films;

Tamara González – da produtora Portuguesa Papaveronoir Filmes.

 

FEEDBACK DE PARTICIPANTES ANTERIORES

“A sessão do Pitching Forum foi uma oportunidade fantástica de perceber aquilo a que os decisores da indústria prestam atenção. Para conhecer as armadilhas e os trunfos de um pitch, este é um festival indispensável.”

— Julien Kerknawi, A Broken Man

“Apresentar este projeto no FEST – Pitching Forum foi a chave para nós próprios entendermos em que direção queríamos levar este projeto. Foi também no FEST que conhecemos alguns dos elementos-chave da nossa equipa.”

— Daniel Fawcett, The Kingdom of Shadows

“Tim (Corrie) é incrível! Ter um membro da indústria cinematográfica inglesa tão importante a acreditar no meu trabalho deu-me a confiança que eu precisava para avançar.”

— Nikolai Galitzine, Wickham 

"Os dias que passei no Pitching Forum foram muito intensos e muito úteis. Num período muito condensado de tempo, aprendi a ficar mais próxima do meu projeto e projetá-lo através de uma sala cheia de profissionais e potencial audiencia."

— Franziska Margarete Hoennisch (Vencedora da edição de 2017)