Gonâve

Duração: 22’

Realizador: Roza Duda & Michal Soja

Países: PRT, POL

Elenco: Foluke Anglin, Ivo Canelas, Adriano Carvalho

Gonâve de Roza Duda & Michal Soja | PRT, POL | 22’

Haiti, 1929. Na ilha de Gonâve, um projeto de construção de estradas está a causar preocupação entre os habitantes locais. O administrador da ilha contacta um jornalista na esperança de que este denuncie a exploração da população da ilha. Mas a chegada de um jornalista excêntrico não tem o efeito desejado, e o seu artigo dará início a uma cadeia de eventos que mudará para sempre o destino da ilha.

Baseado em fotos arquivadas e em fatos reais, Gonâve combina filmagens reais com animação 3D para dar nova vida a uma história esquecida. É uma reflexão sobre a memória e a história colonial, o que levanta a questão fundamental de como as histórias de um passado distante consege ajudar-nos a enfrentar problemas semelhantes no presente.

 

RÓża Duda (n. 1993)
Argumentista e realizadora, formou-se na Academia de Belas Artes de Cracóvia em 2018 e estudou também na Kunsthochschule für Medien, em Colónia, e na Hochschule der Künste, em Zurique. A sua prática artística é complementada pelo seu trabalho teórico, no qual analisa a política das narrativas históricas no cinema. Nos seus filmes, recorre frequentemente à animação 3D e aos efeitos visuais (VFX), conferindo-lhes um estilo visual distinto. Os seus filmes foram exibidos em festivais de cinema como o Kurzfilmtage Oberhausen, o Kurzfilmtage Winterthur, o Brussels Short Film Festival ou o Lo schermo dell'arte, em Florença.

 

Michal Soja
Realizador de filmes de ficção, estudou na Kunsthochschule für Medien, em Colónia, na Escola de Cinema Andrzej Wajda, em Varsóvia, e na Academia de Belas-Artes de Cracóvia. Independentemente do género ou da forma, o seu trabalho tem-se centrado sempre em questões sociais, dilemas éticos e em novas formas de narrativa que refletem o mundo contemporâneo. Os seus filmes anteriores foram exibidos em festivais de cinema como o Festival Internacional de Cinema de Guanajuato, o Festival de Cinema de Cracóvia, o Kurzfilmtage Oberhausen e o Kurzfilmtage Winterthur. Foi bolseiro do DAAD entre 2020 e 2022.