Volker Helzle

Masterclasse Training Ground

Sexta 27 Junho - 10h00 | Auditorio 

Volker Helzle é responsável pela área de Investigação e Desenvolvimento no Animationsinstitut da Filmakademie Baden-Württemberg. Depois de se licenciar na HDM Stuttgart Media University (Dipl. Ing. AV-Medien) em 2000, mudou-se para a Califórnia, onde trabalhou durante três anos na Eyematic Interfaces (posteriormente adquirida pela Google). Volker rapidamente passou a liderar a equipa do Content Development Group, sediada em Los Angeles, onde o seu grupo foi pioneiro na captura de desempenho facial, contribuindo substancialmente para a engenharia e desenvolvimento do Eyematic Facestation.

Em 2003 juntou-se à Filmakademie como supervisor do departamento de investigação e desenvolvimento do Animationsinstitut. Nos primeiros anos, concentrou-se sobretudo no desenvolvimento de ferramentas de animação facial, o que levou à realização de um dos primeiros testes tecnológicos plausíveis, criando um ator virtual numa produção VFX exemplar. Ao longo dos últimos 15 anos, angariou financiamento para um número significativo de projetos apoiados por fundos regionais e da União Europeia nas áreas de Animação, VFX, Produção Virtual e Media Imersivos. Os projetos mais recentes incluem o EMIL – European Media and Immersion Lab (emil-xr.eu) – e o MAX-R (max-r.eu). Os resultados destes projetos tiveram um impacto significativo na introdução de novas técnicas de produção em todos os departamentos da Filmakademie.

Em 2013, Volker Helzle recebeu o título honorário de professor da Filmakademie Baden-Württemberg. Para além da investigação técnica, Volker iniciou e liderou, até 2024, o curso de Technical Director. Os TDs enfrentam os desafios tecnológicos das produções de Animação, VFX e Transmedia na Filmakademie. A estreita ligação ao grupo de investigação permite aos estudantes envolverem-se em projetos multidisciplinares.

Enquanto consultor de programação, contribui para a organização da conferência anual FMX.

Crescido como “miúdo do C-64” nos anos 80, a vida de Volker foi profundamente influenciada pelos videojogos e pelas primeiras imagens de computador. Ainda hoje é um jogador apaixonado, mas também se interessa por atividades totalmente analógicas, como caminhadas na montanha, jardinagem ou yoga.