Palmarés 2025

LINCE DE OURO FICÇÃO

Lesson Learned, Bálint Szimler

Declaração do júri: Este filme, que funde o documentário e a riqueza literária, constrói um conjunto vívido de personagens. Com um trabalho de câmara poético, o filme retrata uma realidade radiante e ideais onde a inocência luta dentro de um sistema em decadência. Revela problemas profundos no campo da educação, ressoando com aqueles que enfrentam o autoritarismo. Pela sua beleza perturbadora, tristeza silenciosa e visão corajosa, o Lince de Ouro vai para Lessons Learned, de Bálint Szimler.


Menção Honrosa: Mad bills to pay (or Destiny, dile que no soy malo), Joel Alfonso Vargas

Declaração do júri: Um conto neo-realista de amadurecimento sobre liberdade, aspirações e desejo — mas também sobre a claustrofobia das escolhas de vida. O filme acompanha a jornada condenada de um sobrevivente que luta no seu dia a dia — um marginal com tudo contra si. Um mergulho empático numa vida que se sente tanto crua como real. Uma exploração inesquecível da promessa da juventude em choque com a responsabilidade da idade adulta. No seu cerne, este filme observa a vida das suas personagens profundamente construídas com uma autenticidade impressionante e interpretações genuinamente humanas.

 

LINCE DE OURO DOCUMENTÁRIO


Songs of Slow Burning Earth, Olha Zhurba

Declaração do júri: Pela inconformada coragem de extrair um olhar sofisticado, criativo, resistente e humanista nos vários quadrantes de uma sociedade em plena crise de guerra, evidenciando um sublime tratamento sonoro e uma importante convicção que perdura após os créditos.

 

PRÉMIO DO PÚBLICO - Longa metragem

Manas, Marianna Brennand

 

PRÉMIO DO PÚBLICO - Curta metragem

Berthe is Dead But It's Ok, Sacha Trilles

 

GRANDE PRÉMIO NACIONAL

Business as Usual, Pedro Vinícius

Declaração do júri: Pelo consistente e criativo retrato da crise habitacional numa cidade que se desmorona ao ritmo dos sons e dos efeitos da desumanização. Destacando o olhar e uma montagem que elevam o filme a um grau de excelência, o grande prémio nacional do FEST vai para Business as Usual.

 

Menção Honrosa: Agente Imobiliário sem Casa para Viver, Filipe Amorim

Declaração do júri: Pela bravura da infiltração num universo delirante, através de uma sátira criativa com uma atuação irreverente.

 

Menção Honrosa: A Fronteira Azul, Dinis Miguens Costa

Declaração do júri: Por apresentar um universo tripartido e circular de grande relevância, com uma realização que destaca uma visão artística singular e uma execução técnica notável.



LINCE DE PRATA FICÇÃO

Family Sunday, Gerardo Del Razo

Declaração do júri: Cuidadosa e impressionante observação de um dia normal num bairro problemático, com uma abordagem técnica notável. Retrata magistralmente uma parte da sociedade, levando-nos a refletir sobre as realidades e os conflitos atuais, mostrando quão frágil é a vida humana. 


Menção Honrosa: Sammi, Who Can Detach His Body Parts, Rein Maychaelson

Declaração do júri: Este filme parte de uma premissa macabra e transforma-a numa jornada profundamente emocional, explorando temas sociais e de género. Com uma mistura inventiva de géneros, o filme transita entre o lúdico e o inquietante, o luto e a cura. Pela sua notável criatividade e originalidade, a menção honrosa vai para Sammi, Who Can Detach His Body Parts, de Rein Maychaelson.

 

LINCE DE PRATA DOCUMENTÁRIO

Berthe is Dead But It's Ok, Sacha Trilles

Declaração do júri: Por dignificar através da arte e da criatividade uma personagem maior que a vida, numa experiência arrebatadora com um final mágico e seguramente maior que a morte.


Menção Honrosa: What If We Run Out of Stones?, Nora Štrbová

Declaração do júri: Por relembrar que o cinema não está todo inventado e que há múltiplas formas de provocar, amar e olhar artisticamente para as coisas que nos rodeiam.


LINCE DE PRATA ANIMAÇÃO

The Crooked Heads, Jakub Krzyszpin

Menção Honrosa: Larval, Alice Bloomfield


LINCE DE PRATA EXPERIMENTAL

Medical Field Guide or Rules of Engagement With Native E-girls, Andran Abramjan, Jan Hofman

Menção Honrosa: The Land of Abandonment, Eliška Lubojatzká


NEXXT

PUNTER, Eliška Lubojatzká

 

Menção Honrosa: The Dam, Giovanni Pierangeli

Menção Honrosa: Karaokiss, Mila Ryngaert

 

FESTinha


FESTINHA SUB6: Hoofs on Skates, Ignas Meilūnas

FESTINHA SUB10: Reven, Babey Hugo, Barreau Victor, Bossard Line, Hurard Chloé, Monnier Coralie, Morin Mathilde, Ripoche Lèna, Salaün Tanguy

FESTINHA SUB12: Les Lucioles, Loïs Angilella, Léa Faynel, Ambre Fournier, Clémentine Gabard, Hannah Gozlan, Claire Represa, Emilie Richard, Mathieu Staropoli, Maïa Xueref

FESTINHA SUB 16: Passarinho, Natalia García Agraz