New Directors | New Films
Proporções de Ecrã e as Histórias que Contam
10.04.2018

Apesar de nunca ser a primeira coisa que nos lembramos quando pensamos num filme, as proporções de ecrã são muito importantes quando se fala na parte estilística de um filme. Elas limitam o que se pode ou não mostrar, literalmente.

E foi na verdade um grande problema assim há não muito tempo atrás. Por exemplo, com a difusão da televisão e a mudança das proporções mais comuns ao longo do tempo, os realizadores tinham de escolher para que media estavam a produzir e fazer uma edição dos filmes baseada nisso. Trazendo problemas aos realizadores fãs de proporções mais largas e limitando as opções de composição da imagem.

Mas além deste tipo de aspectos técnicos e da forte ligação das proporções com certos períodos de tempo, esta pode também ser uma escolha artística e de grande importância para a narrativa. Neste vídeo da Fandor, Jacob T. Swinney explora as diferentes formas como alguns dos maiores cineastas usaram diferentes proporções como ferramentas para melhor contar as suas histórias.

 

 

Este artigo foi baseado e traduzido do artigo “How Filmmakers Use Aspect Ratios to Tell Better Stories” da No Film School, veja aqui a versão completa e original.