Training Ground
Nadine Labaki é presença confirmada na 20ª edição do FEST - New Directors | New Films Festival!
16.05.2024

Temos o prazer de anunciar Nadine Labaki como oradora convidada confirmada na 20ª edição do FEST - New Directors | New Films Festival! Nadine é uma realizadora, atriz e argumentista libanesa, conhecida por filmes impactantes como Capernaum (2018), Where Do We Go Now? (2011) e Caramel (2007).

Nadine Labaki tem tido um impacto significativo no cinema mundial com as suas poderosas narrativas e actuações envolventes. Depois de concluir os seus estudos em artes audiovisuais na Universidade de Beirute, Labaki começou a sua carreira a realizar anúncios publicitários e vídeos musicais premiados. O seu percurso cinematográfico deu uma volta significativa em 2004, quando participou na Residência Cinéfondation do Festival de Cannes, onde desenvolveu a sua primeira longa-metragem, Caramel.

Labaki continuou a explorar temas complexos nos seus trabalhos subsequentes. O seu filme de 2011, Where Do We Go Now? estreou em Un Certain Regard e abordou as tensões religiosas e a condição feminina através de uma fábula universal sobre a tolerância. O filme ganhou o prémio People's Choice Award no Festival de Cinema de Toronto.

Em reconhecimento das suas contribuições para as artes, Labaki foi distinguida com a Insígnia de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês em 2008.

O seu filme de 2018, Capernaum, um manifesto comovente sobre a infância danificada, cimentou verdadeiramente o seu estatuto. Estreado na competição oficial do Festival de Cinema de Cannes, ganhou o Prémio do Júri. O comovente discurso de aceitação de Labaki, proferido com o jovem ator e refugiado sírio Zain Al Rafeea, foi um momento memorável do festival.

Capernaum foi nomeado para vários prémios de prestígio, incluindo os BAFTA, os Globos de Ouro, os Césares franceses e o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, fazendo de Labaki a primeira mulher do mundo de língua árabe a conseguir esta honra.

Como atriz, Nadine Labaki participou em Mea Culpa, de Fred Cavayé, La Rançon de la Gloire, de Xavier Beauvois, Stray Bullet, de Georges Hachem, Rock the Casbah, de Laïla Marrakchi, 1982, de Oualid Mouaness, Costa Brava, de Mounia Akl, Perfect Strangers, de Wissam Smayra, e Retour en Alexandrie, de Tamer Ruggli.