New Directors | New Films
Grande Prémio Nacional vai passar a ter prémio monetário em 2019
16.01.2019

Neste início do ano em que o FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema celebra o seu 15º aniversário, as boas notícias não param.

Desta feita, é com enorme prazer que anunciamos os prémios para o Grande Prémio Nacional, competição que premia as melhores Curtas-Metragens portuguesas, e para o Lince de Prata, a competição internacional de Curtas-Metragens.

Assim, o GPN passa a ter um prémio no valor de 1500 Euros para a melhor curta portuguesa. Já o Lince de Prata, vai premiar os vencedores das 4 secções que compõem a competição com 500 Euros no caso da Ficção, 400 para Documentário, 300 para Cinema Experimental e 300 para Animação.

A competição do Grande Prémio Nacional é um clássico do universo FEST e reflecte directamente alguns dos mais centrais objectivos da FEST – Associação Cultural, em particular a nossa vontade de estimular cada vez mais a produção cinematográfica no território português, mas também a multiplicação de plataformas de promoção dos conteúdos audiovisuais nacionais.

No passado recente esta competição já trouxe a Espinho obras de cineastas consagrados como, por exemplo Salomé Lamas, Pedro Peralta, Leonor Teles, Basil da Cunha, Margarida Rego, Ico Costa, Cristele Alves Meira ou Ricardo Leite, entre muitos outros. Em 2018 o filme vencedor foi a Curta-Metragem de animação “Água Mole”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires.

O Lince de Prata é a competição internacional de curtas-metragens que tenciona lançar cineastas até aos 35 anos de idade, cobrindo quatro formatos diferentes: Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental.

Ao longo dos anos, esta competição tem proporcionado olhar bastante abrangente sobre o presente e o futuro do cinema, com autores como Patrick Vollrath (Alemanha), Ninja Thyberg (Suécia), Manuel Abramovich (Argentina), Daria Belova (Rússia), Simon Mésa Soto (Colômbia), Aga Woszczynska (Polónia), Jela Hasler (Suíça), Govinda Van Maele (Luxemburgo), Christos Massalas (Grécia), Mati Diop (França), Adriano Valerio (Itália) ou Lukasz Ostalski (Polónia) entre centenas de outros que deram os primeiros passos aqui.

As submissões de filmes estão abertas até 25 de Fevereiro de 2019, e podem ser completadas através do nosso website ou numa das seguintes plataformas: Film Freeway; Film Festival Life; Fest Home ou Click For Festivals.

Para mais informações podem entrar em contacto através do endereço electrónico films@fest.pt