New Directors | New Films
Festival de San Sebastian começa hoje com um cheiro a FEST
16.09.2016

Arranca hoje o prestigiado Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, e com um cheirinho a FEST, claro.

Um dos filmes que mais expectativa tem gerado na blogosfera é inquestionavelmente “Porto” do alemão Gabe Klinger, que estará em competição para o cobiçado prémio New Directors. Esta co-produção, com assinatura da produtora nacional Bando à Parte, que juntou nomes como Jim Jarmush e Rodrigo Areias, ex-formador do Training Ground, nos créditos de produtor, conta ainda com a participação de vários artistas portuguesas nas mais diversas áreas, nomeadamente Júlio Alves, actor e produtor de “O Reino”, vencedor de um Lince de Prata no FEST (em que ano?), no departamento de efeitos especiais.

 

Após uma estreia de enorme sucesso em Locarno, o “Ornitólogo” de João Pedro Rodrigues, também ele ex-formador do Training Ground, chega agora ao maior evento cinematográfico da península, na secção não competitiva Pearls, enquanto que Pete Travis, formador do Training Ground na edição de 2016, vê um dos seus mais aclamados trabalhos, “Omagh”, ganhar novo destaque na secção The Act of Killing, Cinema and Global Violence.

 

Por último, o FEST congratula o jovem Belga Leonardo van Dijl, cuja sua primeira curta-metragem, “Get Ripped”, foi um estrondoso êxito no FEST 2015, pelo regresso à ribalta. O seu mais recente trabalho, a curta “Umpire”, estará em exibição no certame, abrindo-lhe assim novas portas para o futuro.