New Directors | New Films
Chega a 1ª edição da FESTinha - cinema para os mais jovens!
19.06.2016

A FESTinha é a secção do FEST dedicada à comunidade aos mais jovens e combina educação, cinema, ciência, pensamento critico e, claro, muita diversão!

Esta secção terá a sua primeira edição este ano e está a ser organizada em parceria com o Serviço Educativo dos serviços de Cultura e Museologia da Câmara Municipal de Espinho. Neste âmbito serão desenvolvidas várias actividades no espaço público, entre os dias 21 e 26 de Junho, tais como:

  • Constituição de um “Júri Teen”;
  • Sessões de cinema dedicadas a públicos mais novos divididas pelas seguintes faixas etárias: 3-6 anos / 7-12 anos / 13 – 16 anos:
  • Conversas Cinematográficas:
  • Actividades permanentes no espaço público [local ainda a designar];
  • FESTejar a Ciência;

 

JÚRI JOVEM – para as sessões de cinema dos 7 aos 16 anos

Neste edição do FEST, iremos constituir um júri jovem pela primeira vez, cujas idades dos jurados vão entre os 7 e os 16 anos. Teremos sessões dedicadas para este público-alvo e um profissional do cinema que no final de cada sessão falará com os jovens jurados sobre cinema e sobre a avaliação de filmes. Todas as crianças e jovens que passarem por este processo terão direito a um certificado. Esta actividade tem como objectivo aproximar os mais jovens de cinematografias que nem sempre estão representadas nos circuitos de exibição regulares.

 

Sessões de Cinema

As sessões matinais do FEST nos dias 21, 22 e 23 são dedicadas ao público infanto-juvenil. Os dias serão divididos pelas faixas etárias acima enumeradas, tentando oferecer a cada público-alvo os filmes mais apropriados para que se possa trabalhar o gosto pelo cinema nas idades mais tenras. Estas sessões acontecerão na sala de cinema do Casino de Espinho às 10h30. Para estas sessões as escolas terão de inscrever os grupos de crianças através do Serviço Educativo dos serviços de Cultura e Museologia da Câmara Municipal de Espinho.

 

Conversas Cinematográficas

Nos dias em que decorre a FESTinha, todos os dias haverá um momento de conversa informal com um profissional de cinema português, que poderá ser um realizador, editor, director de fotografia ou outra qualquer profissão do meio cinematográfico.

Estás conversas acontecerão todas às tardes, às 15h, no espaço público reservado a esta secção do festival – ainda a designar.

Esta actividade tem como objectivo, além de aproximar os mais novos do mundo do cinema, aprofundar o conhecimento destes sobre as várias profissões e tarefas necessárias para a produção de um filme.

A participação nesta actividade é gratuita e requer inscrição prévia. Tem um limite máximo de inscrição de 15 pessoas. A inscrição deve ser feita aqui: https://docs.google.com/forms/d/1pa-bcXczkL3ybO0wpkwtbQ3nBjOwamsCqNjL-1D36I4/edit?usp=drive_web

 

Actividades Permanentes

De acordo com o acima citado, este ano o FEST disporá de uma área para actividades no espaço público, área que se irá chamar de FESTival Village.

Essa área servirá como ponto de contacto entre o FEST e a comunidade local e terá actividades permanentes para os mais jovens, desde a simulação de um set, local onde se fazem gravações de cenas de filmes, painéis de fotos, palavras cruzadas, sopas de letras, jogos didáticos e muitas mais. Estas actividades serão organizadas pelo Serviço Educativos dos serviços de Cultura e Museologia da Câmara Municipal de Espinho.

 

FESTejar a Ciência

A Ciência forma parte das nossas vidas, a nossa origem, o nosso ADN. Muitas das descobertas científicas foram precedidas pelas histórias de ficção científica adaptadas ao cinema, Blade Runner, Frankenstein, Viagem Fantástica, Her, Divertida Mente…

Hoje muitas delas não estão longe da realidade, através do avanço em áreas como microfluídica, engenharia de tecidos e orgãos, nanomedicina, simulação computacional, etc. Para aproximarmo-nos de conceitos básicos de cada uma delas apresentamos “1 minuto de Biomedicina”, uma divertida minisérie infantil com episódios de duração de 1 minuto.

Nesta ocasião especial convidamos cientistas de Espinho e arredores para conhecer de primeira mão as pessoas que trabalham nestas áreas tão importantes para a saúde. E quem sabe despertar o interesse dos mais jovens para estudar Ciência...

Estas sessões exigem inscrição prévia e tem um limite máximo de inscrições de 15 pessoas. A inscrição deve ser feita aqui: https://docs.google.com/forms/d/1pa-bcXczkL3ybO0wpkwtbQ3nBjOwamsCqNjL-1D36I4/edit?usp=drive_web