Excelente inicio de ano para o cinema português e do FEST
28.01.2016

O abrir de 2016 não poderia estar a correr de melhor forma para a comunidade cinematográfica portuguesa. O ano começou com a noticia de que os festivais de Roterdão e Berlim seleccionaram uma série de filmes nacionais e cineastas que deram os primeiros passos no FEST.

Em primeiro lugar, salientamos a selecção do mais recente trabalho de Edgar Pêra: "O Espetador Espantado", que estreia já dia 29 de Janeiro no certame Holandês. Edgar Pêra foi formador do Training Ground em 2013, onde participou no evento para dar uma Masterclasse em realização. O seu novo filme é também produzido pela Bando à Parte, a produtora dirigida por Rodrigo Areias, também ele um ex-formador do Training Ground.

O festival de Berlim dará também um grande destaque ao cinema Português, com a selecção de filmes como "Letters from War" de Ivo M. Ferreira (competição principal), e as curtas-metragens "Freud and Friends” de Gabriel Abrantes e “Batrachian’s Ballad” de Leonor Teles,“Ten Meter Tower” de Maximilien Van Aertryck, cuja sua primeira longa de documentário, “Matrimania“, teve estreia mundial na edição do ano passado do FEST, e também ele foi formador do Training Ground em 2011.

Obviamente que toda a equipa do FEST deseja votos de boa sorte para todos estes cineastas.