Béla Tarr é um dos realizadores mais conceituados de hoje e é responsável por filmes que são aceites em uníssono pela critica como sendo dos mais importantes trabalhos da história do cinema.
Com vários prémios da Berlinale e de Cannes (bem como de vários outros importantes certames), Béla Tarr começou a sua carreira aos 16 anos, idade com que começou a fazer filmes amadores.
Foram estes filmes amadores que atraíram a atenção da Bela Balazs Studios que ajudaram a financiar a sua primeira longa metragem: "Family Nest" (1977). A filosofia do filme, o realismo social, está presente nos dois filmes seguintes do realizador: "The Outsider" (1981) e "The Perfab People" ( 1982). Foi também em 1982 que aconteceu a primeira mudança drástica em termos de estilo pessoal de Béla Tarr, com a adaptação televisiva de Macbeth. O filme, composto por dois planos, com 5 e 67 minutos cada, revela uma alteração na filosofia inerente aos filmes do realizador: passando do realismo para um ponto de vista mais metafísico da realidade.
Depois do lançamento de "Almanacof Fall" (1984), ocorre outra grande mudança no processo criativo de Tarr: o realizador começa a colaborar com o romancista húngaro Laszlo Krasznahorkai, cujos trabalhos servem de base para os filmes "Damnation" (1988), "Sátántangó" (1994) – filme que, sendo considerado a obra-prima de Tarr, demorou sete anos a ser realizado e tem uma duração de sete horas e meia – e "Werckmeister Harmonies" (2000). Com “Damnation”, Tarr estabelece aquele que é o estilo visual pelo qual é mais frequentemente reconhecido hoje em dia: o uso de preto e branco e de planos caracteristicamente longos.
Em 2007 estreia "The Man from London", protagonizado por Tilda Swinton, e quatro anos depois Béla Tarr anuncia que se irá reformar da realização. O seu filme seguinte (e último), "The Turin Horse", é lançado em 2011 e vale ao realizador o Grande Prémio do Júri da Berlinale.
A participação de Béla Tarr no Training Ground representa uma oportunidade absolutamente única para aprender sobre cinema, não só com uma lenda da realização, mas também com um ícone absoluto do cinema independente.