À medida que caminhamos para as celebrações do 15º aniversário do FEST, começamos a desvendar o programa de cinema, com o Be Kind Rewind que promete uma programação dedicada aos últimos 15 anos do FEST, relembrando o passado mas com olhos postos no futuro.
Tendo começado em 2004, o FEST não esquece os trabalhos e os artistas que viu crescer, incluindo nomes como Sean Baker, Ruben Ostlund, Manuel Abramovich, Jonathan Glazer, Pedro Pinho e muitor mais. Assim, a secção do Be Kind Rewind de 2019, apresenta uma retrospetiva composta por várias obras exibidas em Espinho, ao longo da história do FEST.
O BKR este ano, está organizado de forma temática, com filmes que abrangem um pouco de tudo, incluíndo obras que desafiam perceções comuns do que é um documentário; outras que ousam redifinir as fronteiras do amor e do sexo; obras destinadas a provocar as mais experientes das audiências; e muito mais.
Abrimo-vos o apetite para o Be Kind Rewind com alguns filmes já confirmados, que achamos por bem destacar.
O programa inclui o regresso do inesquecível Manoman (2015) de Simon Cartwright, uma animação que conta a história de um homem a atravessar uma crise de meia idade, atormentado por um pequeno demónio que vira a sua vida do avesso.
Cracks, de Koen van Sande, apresenta-nos uma prespetiva diferente acerca da emigração na Bélgica, obrigando-nos a relfetir sobre a realidade do clash cultural.
Bernhard Wenger volta a destacar-se, após vencer o Lince de Prata de Ficção em 2018, com o retorno do filme Excuse me, i’m looking for the ping pong room and my girlfriend (2018)ao FEST. O trabalho do realizador austríaco vai ainda marcar presença noutras partes do festival.
Para uma visão diferente sobre o conflito na síria, o Be Kind Rewind recupera um dos documentários mais galardoados internacionalmente: 9 days - From my window in Aleppo.
(2016) Por último, destacamos a curta-metragem de Ricardo Leite A Instalação do Medo (2016). Um filme produzido em Espinho e vencedor do Prémio do Público em 2017, um nome português entre alguns outros, que a secção do Be Kind Rewind vai relembrar este ano.
Esta secção não-competitiva é uma ótima oportunidade para se ficar a conhecer os trabalhos mais revolucionários que já passaram pelo festival.
Mas não ficamos por aqui. O Be Kind Rewind reserva ainda muitas surpresas, a serem reveladas em breve.
Contamos convosco para fazermos a festa dos 15 anos do FEST todos juntos.
SELEÇÃO
In Your Face
Let's Talk About Sex
You Must Be Joking
Let's Get Weird
Fuck it, I'm young
Doc Tales
Don't Let The Right One in
Fast Forward