Secções de Cinema

Constantemente à procura de conteúdo fresco produzido por algumas das estrelas mais promissoras do momento, a nossa equipa de programação não poupará esforços para providenciar à nossa audiência a oportunidade de desfrutarem de alguns dos trabalhos mais essenciais do ano. Como tal, o FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema é uma arena absolutamente vital para todos aqueles interessados em descobrir mais sobre o futuro do cinema.

O programa de cinema está focado numa serie de exibições competitivas e não competitivas, cobrindo vários formatos e estilos, tal como Longas e Curtas-Metragens, nas áreas da Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental Não-Narrativo. Além disto, também é exibido conteúdo para crianças e audiências mais novas.

 

As secções oficiais do FEST são:

COMPETIÇÃO DO LINCE DE OURO

A competição do Lince de Ouro está limitada a longa-metragens de ficção e documentário de algumas das mais inovadoras e relevantes figuras da cena mundial.

Ao longo dos anos, esta secção exibiu trabalhos de figuras como: Kyle Patrick Alvarez (USA), Mounia Meddour (Argélia), Rúnar Rúnnarson (Islândia), Rungano Nyoni (RU/Zâmbia), Sebastian Silva (Chile), Ainhoa Rodriguez (Espanha), Dome Karuskoski (Finlândia), Maya Vitkova (Bulgária), David Pablos (México) e Ha Le Diam (Vietnam), entre muitos outros.
Lista completa de obras selecionadas no passado da secção



COMPETIÇÃO DO LINCE DE PRATA

Esta competição é dedicada a curtas-metragens, com o objetivo de ajudar no lançamento de novos cineastas, nas áreas de ficção, documentário, animação e cinema experimental não-narrativo.

No passado, esta secção exibiu trabalhos de artistas como: Christos Massalas (Grécia), Mati Diop (França), Adriano Valerio (Itália), Ninja Thyberg (Suécia), Patrick Vollrath (Alemanha), Daria Belova (Rússia), Manuel Abramovich (Argentina), Aga Woszczynska (Polónia), Simon Mésa Soto (Colômbia), e Jela Hasler (Suíça), entre muitos outros.
Lista completa de obras selecionadas no passado da secção



GRANDE PRÉMIO NACIONAL

A grande representatividade portuguesa no festival, com múltiplos filmes por todo o programa, deu origem a esta competição.

Ao longos dos anos passaram pela secção figuras de relevo como: Lamas, Basil da Cunha, Mariana Gaivão, Diogo Costa Amarante, Cristele Alves Meira, Margarida Rego, Jorge Quintela, Leonor Teles, Ico Costa, Pedro Lino, Bruno Carnide e Bernardo Lopes, entre muitos outros.

Lista completa de obras selecionadas no passado da secção



COMPETIÇÃO NEXXT 

Um festival que é tido como o festival dos novos talentos cinematográficos não podia deixar de lado o circuito académico e os novos talentos que se encontram a ser trabalhados. Nestas últimas 19 edições, o FEST criou a sessão NEXXT onde competem os mais diversos filmes vindos das mais diversas escolas do mundo inteiro. Com esta sessão pretendemos mostrar que o talento, vontade e trabalho não têm idade.
Lista completa de obras selecionadas no passado da secção



COMPETIÇÃO FESTinha 

Três júris diferentes, compostos por crianças e adolescentes, de diferentes idades, analisam um conjunto de trabalho infantojuvenil, de longas e curtas metragens. Esta secção está dividida em três subgrupos: sub-10, sub-12 e sub-16.
Lista completa de obras selecionadas no passado da secção



SESSÕES ESPECIAIS (não competitivo)

As nossas sessões de abertura e encerramento têm vindo tradicionalmente a ser pontos altos do nosso evento, a par de várias sessões extraordinárias que têm lugar com regularidade.

Autores como: Sean Baker (EUA), Asghar Farhadi (Irão), Carlos Marques Marcet (Espanha), Jonathan Glazer (RU), Catherine Corsini (França) e Wes Anderson (EUA) cativaram a atenção das nossas audiências em sessões em sala, ao ar livre ou drive-in. Em 2024 teremos mais autores fundamentais do cinema contemporâneo presentes nesta secção. 
Lista completa de obras selecionadas no passado da secção



BE KIND REWIND (não competitivo)

Com um foco tão cerrado no futuro do cinema, é dificil não concluir que o nosso olhar está limitado ao futuro. Errado! Sem percebermos o passado é impossível compreender o futuro, e foi exatamente com essa noção que criamos a secção Be Kind Rewind, uma secção focada em retrospectivas e sessões temáticas, que cobrem os mais variados assuntos e figuras.

No passado recente esta secção já foi dedicada ao papel da mulher no cinema, diferentes movimentos políticos no cinema, a loucura do cinema norte-coreano, um extensão do Festival de Odessa, ou retrospetivas de artistas como LM Kit Carson, entre outros. 
Lista completa de obras selecionadas no passado da secção



ECHOES (não competitiva)

Enquanto tentamos criar um programa o mais variado possível em todas as secções, na Echoes temos como objetivo expandir os horizontes da nossa audiência, exibindo cinema particularmente desafiante e corajoso. Entre longas e curtas, mas também televisão e conteúdo online, a Echoes pretende amplificar ainda mais o cinema.   
Lista completa de obras selecionadas no passado da secção