Ocupação na indústria: Realizadora
Nacionalidade: Portuguesa
Principais Trabalhos: Terra de Ninguém (2012) e Coupe de Gracê (2017)
Principais Prémios e Nomeações: Vencedora do Prémio New Waves Non-fiction na categoria de Melhor Filme por Extinção (2018), Nomeada na CinEuphoria por Terra de Ninguém (2014) e para o Urso de Ouro, em Berlim, por Coup de Grâce (2017)
Salomé Lamas estudou cinema em Lisboa, na Escola Superior de Teatro e Cinema, e em Praga, na Filmová a Televizni Fakulta Akademie Múzick’VCHV Praze. Tirou um Mestrado de Belas Artes em Artes Visuais em Amesterdão, na Sandberg Instituut Gerrit Rietveld Academie, e um Doutoramento em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.
Numa ocupação fértil de Terra de Ninguém, Lamas tenta dissolver a fronteira aparente entre documentário e ficção; com um interesse na relação intrínseca entre narrativa, memória e história, enquanto usa a imagem em movimento para explorar a memória traumaticamente reprimida, aparentemente irrepresentável ou historicamente invisível, dos horrores da violência colonial às paisagens do capital global. Lamas trabalha desde 2009 com imagem baseada no tempo tanto em filmes que percorrem o circuito do festival como nos que ocasionalmente obtêm distribuição comercial, instalações de vídeo destinadas a serem exibidas em instituições de arte e museus, dá aulas de mestrado e workshops, participa em palestras de artistas e júris, é uma palestrante nas universidades de arte e em 2017 apresentou a sua primeira fase de criação.
O seu trabalho tem sido exibido tanto em locais de arte como em festivais de cinema como Berlinale (Internationale Filmfestspiele Berlin, NIMK (Netherlands Instituut voor Mediakunst), Festival Internazionale del Cinema di Roma, BAFICI, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, FIAC, MNAC (Museu do Chiado), DocLisboa, Cinema du Réel, Visions du Réel, MoMA (Museum of Modern Art), Museo Guggenheim Bilbao, Pacific Film Archive, Harvard Film Archive, Museum of Moving Images NY, Jewish Museum NY, Fid Marseille, Arsenal Institut fur film und videokunst, Viennale, Hong Kong Film Festival, UCLA Film & Television Archive, Museu de Arte Contemporânea em Serralves, Tate Modern, Centre d’Art Contemporain de Genève, Bozar Palais des Beaux-Arts, TABAKALERA, ICA The Institute of Contemporary Arts, Mostra de São Paulo, CAC (Contemporary Art Center Vilnius), etc.
Lamas recebeu várias bolsas de estudo como The Gardner Film Study Center Fellowship (Universidade de Harvard), The Rockefeller Foundation (Bellagio Center), Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Fundação Bogliasco, The MacDowell Colony, Yaddo e Berliner Künstlerprogramm des DAAD.