RUI POÇAS

Ocupação na indústria: Cinematógrafo e Ator

Nacionalidade: Portuguesa

Principais Trabalhos: Frankie (2019), Zama (2017) e As Boas Maneiras (2017)

Principais Prémios e Nomeações: Zama (2017) foi nomeado para 56 prémios, dando a Poças a vitória para melhor cinematografia nos Prémios Fénix de Cinema e nos Prémios Platino para o cinema ibero-americano

Rui Poças é mais conhecido pela sua colaboração em Zama (2017), a última longa-metragem de Lucrecia Martel que estreou no 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Zama foi nomeado para 56 prémios, dando a Poças a vitória para melhor cinematografia nos Fenix Film Awards e nos The Platino Awards para o cinema ibero-americano.

 


Poças filmou Ira's Sachs Frankie (2019), protagonizado por Isabelle Huppert, Greg Kinnear, Marisa Tomei e Jérémie Renier, que estreou nesse ano na competição de Cannes.

Poças é colaborador regular dos cineastas portugueses Miguel Gomes - Our Beloved Month of August (2008) e Tabu (2012) e João Pedro Rodrigues - Phantom, To Die Like a Man (2009), e The Ornithologist (2016), este último nomeado para Melhor Filme e vencedor do prémio de melhor realizador no Festival de Locarno.