Ocupação na Indústria: Cineasta, Produtor e Argumentista
Nacionalidade: Norte-americana
Principais Trabalhos: Moonrise Kingdom (2012) e Isle of Dogs (2018)
Principais Prémios e Nomeações: Nomeado ao Óscar e BAFTA de Melhor Argumento Original por Moonrise Kingdom, partilhado com Wes Anderson (2013)
Roman Coppola cresceu no mundo cinematográfico e desenvolveu as suas capacidades de direção trabalhando diversas áreas – de gravar sons a cinegrafista, de argumentista e produtor a inventor.
Iniciou a sua carreira de realizador como diretor de efeitos visuais e diretor de segunda unidade no filme de Bram Stoker Dracula (1992). Então veio a sua segunda longa-metragem C.Q. (2001), que estreou no Festival de Cinema Internacional de Cannes, bem recebido pela crítica.
Continuou então a emprestar os seus talentos como diretor de segunda unidade aos filmes de Sofia Coppola Lost in Translation (2003) e Marie Antoinette (2006) e ao filme de Wes Anderson The Life Aquatic with Steve Zissou (2004), entre outros.
A sua longa como diretor e roteirista foi A Glimpse Inside the Mind of Charles Swan III (2012), protagonizado por Charlie Sheen, Bill Murray e Jason Schwartzman.
Roman Coppola tem uma nomeação ao Prémio de Academia, uma nomeação ao Prémio Writers Guild of America, e uma nomeação ao BAFTA na categoria de Melhor Argumento como coargumentista como o diretor Wes Anderson, por Moonrise Kingdom. O filme recebeu elogios incluindo o Prémio Gotham Independent Filme de Melhor Longa-Metragem e o seu argumento foi homenageado por diversos grupos de críticos.
É também o fundador e dono do The Directors Bureau (TDB), uma premiada companhia de produção, e o presidente da pioneira companhia cinematográfica sediada em São Francisco, American Zooetrope.
Como um produtor executivo da bem-sucedida série da Amazon Mozart in the Jungle, Coppola partilha com os seus colegas do programa do Globo de Ouro de Melhor Série Televisiva (Comédia/Musical).
Como coargumentista, o seu trabalho no filme de Wes Isle of Dogs, que estreou em março de 2018.