RITESH BATRA

Ocupação na indústria: Realizador

Nacionalidade: Indiana

Principais Trabalhos: "Café Regular, Cairo" (2012) e "The Lunchbox" (2013) 

Principais Prémios e Nomeações:  Vencedor do Prémio Rail d'Or por "The Lunchbox" no Festival de Cannes 2013 e vencedor do Prémio FIPRESCI por "Café Regular, Cairo" (2012)

Ritesh Batra é um realizador indiano que nasceu em Mumbai, Índia, a 12 de junho de 1979.

Mais conhecido pela sua longa-metragem de estreia, "The Lunchbox" (2013), protagonizada por Irrfan Khan, Nawazuddin Siddiqui e Nimrat Kaur. Começando por deixar uma forte impressão na cena cinematográfica internacional, o realizador foi reconhecido e elogiado internacionalmente pelo seu trabalho que estreou no Festival de Cannes em 2013 e levou para casa o prémio Rail d'Or. Além disso, ganhou também o prémio da Associação de Críticos de Cinema de Toronto para Melhor Primeira Longa-Metragem em 2014 e foi nomeado para um BAFTA na categoria de "Filme Fora da Língua Inglesa" em 2015, também por "The Lunchbox".

Tendo-se mudado para Nova Iorque para estudar cinema, a sua carreira cinematográfica começou com a escrita e realização de curtas-metragens. A sua última curta-metragem, "Café Regular, Cairo" (2012) foi exibida em mais de 40 festivais internacionais de cinema e ganhou mais de 12 prémios, incluindo o prémio FIPRESCI, além de ter recebido menções especiais do júri nos Festivais de Cinema de Chicago e Tribeca.

Em 2009, "Story of Ram" foi selecionado pelo Sundance Screenwriters and Directors Lab (Laboratório de Roteiristas e Realizadores Sundance) e, mais tarde, deu origem a "The Lunchbox", uma história comovente acerca do sistema de entrega de lanches em Mumbai que pretende retratar a realidade da cidade. Depois do enorme sucesso que foi "The Lunchbox", Batra fez dois filmes: "The Sense of an Ending" (2017) e "Our Souls at Night" (2017), cujo não escreveu.

No entanto, motivado a criar as suas próprias narrativas, "Photograph" (2019) é o mais recente trabalho que combina a sua escrita e realização. Tendo tido a sua estreia europeia na Berlinale, o mais recente filme de Ritesh Batra conta a história de um fotógrafo de rua indiano, que vagueia pelas ruas de Mumbai mas é pressionado a casar pela avó. Convence então um desconhecido a fazer-se passar pela sua noiva e criam uma ligação.

O seu filme "Little Bee" é a sua mais recente experiência de realização e está atualmente em fase de pós-produção.