Ocupação na indústria: Realizador
Nacionalidade: Britânico
Principais trabalhos: Omagh (2004), Ponto de Mira (2008), Endgame (2009), Dredd (2012)
Principais prémios e nomeações: vencedor de BAFTA (2005)
Pete Travis, realizador inglês de cinema e televisão, começou tarde a sua carreira na realização: antes de se tornar realizador, Travis era assistente social. No entanto, inspirado por Alan Clarke e Costa-Cravas, decidiu fazer uma pós-graduação em realização. Ao terminar, adquiriu os direitos de Faith (conto escrito por Nick Hornby) e lançou a sua primeira curta-metragem no Festival de TV em Londres (1997).
Mais tarde, dirigiu episódios de Cold Feet (1999) e da série de TV Other People´s Children (2000), assim como a minissérie The Jury (2002) e o telefilme Henry VIII (2003). Impressionado pelo seu trabalho, Paul Greengrass, diretor de Captain Phillips, enviou-lhe um guião que ele coescreveu com Guy Hibbert – Omagh. O canal Britânico, Channel 4 e a estação de televisão estatal irlandesa RTÈ, apresentaram o filme Omagh no Festival de Cinema Internacional de Toronto (2004) e ganhou o prémio Discovery. O filme também ganhou um prémio BAFTA na categoria de “Melhor Drama”.
Vantage Point foi a sua primeira longa-metragem, com a participação de Dennis Quaid e Mathew Fox. Foi lançada nos EUA, a 2008. A janeiro de 2009, Endgame teve a sua estreia em Sundance. O filme representa os últimos dias do Apartheid na África do Sul.
Em 2012, Travis dirigiu a adaptação para filme da popular banda-desenhada britânica Dredd. Na longa-metragem, Karl Urban interpreta o papel do juiz Dredd e Olivia Thirlby desempenha o papel da sua jovem parceira.
City of Tiny Lights é o último trabalho do realizador: um thriller, escrito por Patrick Neate, baseado no livro com o mesmo nome. O filme conta com a participação de Riz Ahmed, James Floyd, Billie Piper, Cush Jumbo e Roshan Seth.