PAUL MILLER

Ocupação na industria: Produtor

Nacionalidade: Americana

Principais trabalhos: Lone Star (John Sayles, 1996), Snow Angels (David Gordon Green, 2007) e Prozac Nation (Erik Skjoldbjærg, 2001)

Principais prémios e nomeações: Nomeação para Independent Spirit Awards (1996)

Depois de estudar na University College London e na Escola Nacional de Cinema e Televisão, o produtor britânico tornou-se um nome conhecido devido ao seu trabalho de produção em Lone Star (1996), de John Sayles, que lhe valeu uma nomeação para os prestigiados Independent Spirit Awards, tendo o filme também causado impacto nas cerimónias de entrega dos prémios Oscar e BAFTA. Após o seu sucesso inicial, Paul assumiu o cargo de Diretor de Produção Cinematográfica na Crossroads Films, onde trabalhou na produção do magistral Snow Angels (2007) de David Gordon Green.

Produziu também a adaptação para o ecrã do romance bestseller de Elizabeth Wurtzel, Prozac Nation (2001). Para além do seu sucesso na produção cinematográfica, também tem estado na vanguarda do financiamento de filmes. Começou por trabalhar como especialista em financiamento de filmes no influente Doha Film Institute. Entre 2012 e 2014, Miller supervisionou um programa de formação educacional de 2,3 milhões de euros, um fundo de subsídios globais de cerca de 1 milhão de euros e geriu um fundo de financiamento de filmes de 23 milhões de euros.

Mais recentemente, criou uma nova empresa de consultoria com sede nos Países Baixos, denominada Internal Affairs. A sua nova aventura foi criada para aconselhar os clientes sobre tudo, desde as melhores práticas ao financiamento de filmes para cinema e comerciais. Para além de toda esta vasta gama de experiências, é também membro dos Ateliers du Cinéma Européen, (A.C.E.), do Diretor's Guild of America e do Producer's Guild of America.