MELODY LONDON

Ocupação na indústria: Editora e Realizadora

Nacionalidade: Americana

Principais Trabalhos: Down by Law (1986) e Stranger Than Paradise (1984)

Principais Prémios e Nomeações: Vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cannes por Stranger Than Paradise, Troféu de Audiência de Sundance por Angela

Melody London é uma célebre editora de longas metragens de ficção e não ficção premiadas internacionalmente. O primeiro filme que editou, Stranger Than Paradise, alcançou a aclamação internacional, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de Melhor Primeira Longa Metragem. É considerado um filme de referência, em termos de demonstração de viabilidade financeira de filmes independentes, que mudou profundamente o cenário da criação de filmes independentes. Os seus créditos mais recentes estão presentes em Rear View Mirrors, uma longa metragem, e The Jinx, uma série-documentário de crime da HBO.

Em 2017, editou Heart of a Dog, realizado por Laurie Anderson, com quem tem colaborado desde 1980. Em 2016, editou e coproduziu Risk de Laura Poitras sobre Julian Assange, que estreou no Festival de Cinema de Cannes.
Melody formou-se com um MFA da célebre New York University School of Film and Television no mesmo ano que Spike Lee. Ela ensinou cinema na NYU, CalArts, Hunter College, e foi convidada como oradora em Talinn, Estónia, e na Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal. Como realizadora, o seu projeto mais recente é A Woman Hasn’t, um documentário sobre o pouco reconhecimento das artistas femininas associadas ao "Beats". Melody estudou pintura e desenho para o seu BA da Bennington College e, recentemente, criou quatro vídeo projeções para uma peça de teatro no famoso teatro La MaMa em Nova Iorque. Melody também trabalhou com diversos artistas experimentais incluindo David Byrne, Richard Hell, Peter Sellars, The Wooster Group, e Richard Foreman. Os seus diversos prémios de edição incluem o Troféu de Audiência de Sundance por Angela, realizado por Rebecca Miller e o Prémio Waldo Scott de Sundance por Joe the King, realizado por Frank Whaley.