Ocupação na indústria: Diretor de fotografia
Nacionalidade: Americana
Principais Trabalhos: Erin Brockovich (2000), The Virgin Suicides (1999), I'm Not There (2007)
Principais Prémios e Nomeações: Lifetime Achievement da Sociedade Americana de Cinematógrafos
Ed Lachman é um dos Diretores de Fotografia mais notórios da nossa geração. Com uma carreira de mais de quatro décadas, a visão única e abordagem à narrativa de Lachman é visível em todo o seu trabalho.
Filho de Edward Lachman, distribuidor e dono de cinema, Ed Lachman nasceu em Nova Jérsia. Graduou-se pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Tours, na França. Tirou mais tarde uma lincenciatura em pintura na Universidade do Ohio.
Nos anos 70, Lachman teve a oportunidade de começar a sua carreira no New German Cinema e tem desde então trabalhado em vários documentários, longas metragens e até vídeos de música.
Lachman trabalhou com realizadores como Steven Soderbergh no The Limey (1999) e no aclamado Erin Brockovich (2000); Todd Haynes em Far From Heaven (2002) e I'm Not There (2007); no clássico de Sofia Coppola The Virgin Suicides (1999); Lightning Over Water, de Wim Wenders, e ainda corealizou com Larry Clark o controverso Ken Park (2002).
Em 2015, Lachman trabalhou mais uma vez com Todd Haynesno drama de época "Carol", protagonizado por Cate Blanchett e Rooney Mara, que levou Lachman à segunda nomeação para o Óscar e ainda a uma nomeação para um BAFTA para Melhor Cinematografia.
Ed Lachman é um enorme defensor de manter um filme como uma ferramenta alternativa de capturar imagens e em 2017 ele foi honrado com o Lifetime Achievement Award outorgado pela Sociedade Americana de Cinematógrafos.