DOMINIC MURPHY

Ocupação na indústria: Realizador

Nacionalidade: Britânica

Principais Trabalhos: Fear in the Dark (1991) e White Lightnin' (2009) 

Principais Prémios e Nomeações: Prémio Golden Gateway para Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Mumbai, Golden Hitchcock para Melhor Filme em Dinard e Prémio do Júri para Melhor Primeira Longa-Metragem no FantAsia, por White Lightnin' (2009).

 

 

Durante os seus 30 anos de experiência de realização em cinema, televisão e anúncios publicitários. Dominic trabalhou com uma vasta gama de actores, incluindo Brad Pitt, Tom Hardy e Carrie Fisher. Igualmente importante, Dominic orientou centenas de "não-actores" para se ligarem às suas emoções e criarem desempenhos autênticos.

O trabalho de direção comercial de Dominic para a VW, Heinz, Sony, Virgin, Adidas e outros ganhou muitos prémios, incluindo dois Leões de Ouro de Cannes, o Andy's Grand Prix e D&AD Pencils.

Para trabalhar com actores de forma mais eficaz, Dominic treinou com o famoso instrutor de representação Jack Waltzer, que desenvolveu a sua técnica no Ator's Studio com os principais professores americanos do Sistema Stanislavsky. Esta formação revolucionou a relação de trabalho de Dominic com os actores, bem como a forma como abordou todo o processo de realização de filmes.

A sua longa-metragem de estreia White Lightnin' (2009), escrita pelo fundador da VICE, Shane Smith, estreou no Festival de Cinema de Sundance, foi exibida nos Festivais Internacionais de Cinema de Berlim e Edimburgo (FIC), ganhou o prémio de Melhor Filme e Melhor Ator no FIC de Mumbai, Melhor Primeira Longa-Metragem no FantAsia e Melhor Filme em Dinard e esteve no Top 10 dos filmes do ano de Mark Kermode.


Há dez anos, Dominic iniciou uma prática intensa de meditação e "mindfulness". Apercebeu-se de que a mindfulness combinada com técnicas de atuação metódicas poderia formar uma base poderosa para um processo de representação autêntico, além de ser uma prática de autodesenvolvimento que cura e melhora a vida. No início de 2018, começou a dar workshops de "Método, Loucura e Mindfulness".