Ocupação na indústria: Realizador
Nacionalidade: Húngara
Principais Trabalhos: Damnation (1987), Sátántangó (1994), The Turin Horse (2011)
Principais Prémios e Nomeações: Grande Prémio do Júri no Berlinale (2011)
Béla Tarr é um dos realizadores mais apreciados da atualidade e é responsável por filmes que são largamente aceites pela crítica como alguns dos mais importantes trabalhos da história do cinema até à data.
Com diversos prémios quer de Berlinale, quer de Cannes, assim como de vários outros festivais, Béla Tarr iniciou a sua carreira com 16 anos, realizando filmes amadores.
O seu trabalho amador conseguiu a atenção da Bela Balazs Studios que ajudou a financiar a sua primeira longa metragem: Family Nest (1977). A filosofia do filme encontra-se enraizada no realismo socialista – temática presente nos seus primeiros trabalhos e que também pode ser observada nos filmes The Outsider (1981) e The Prefab People (1982). Foi também em 1982 a primeira mudança dramática no estilo de Tarr se deu, a adaptação televisiva de Macbeth: este filme foi composto por apenas 2 cenas, a primeira tendo cinco minutos, e a segunda 67 minutos. A filosofia marcada nos seus filmes também mudou, afastando-se do realismo para uma perspetiva mais metafísica.
Depois da estreia do Almanac of Fall (1984), outra mudança significativa se dá no processo cinamatográfico de Béla Tarr: ele iniciou uma colaboração com o romancista húngaro Laszlo Krasznahorkai, cujos trabalhos foram a base para os filmes Damnation (1988), Sátántangó (1994) – tido como a obra de arte de Béla Tarr e que levou sete anos a ser realizado, tendo a duração de sete horas e meia – e Werckmeister Harmonie (2000). Com Damnation, Tarr e estabeleceu o estilo visual pelo qual é reconhecido atualmente: o uso dooo preto e branco e cenas caracteristicamente longas.
Em 2007, estreia The Man from London, protagonizado por Tilda Swinton e, quatro anos depois, Tarr anuncia que se retirará da profissão de realizador. O seu seguinte (e último) filme estreia em 2011: The Turin Horse, e ganha o Grande Prémio do Juri no Berlinale.
As masterclasses de Béla Tarr no Training Ground representam uma oportunidade verdadeiramente única de aprender sobre cinema com uma lenda viva da cinematografia, que também é um ícone absoluto do cinema independente.