BERNARDO LOPES

Ocupação na indústriaRealizador

Nacionalidade: Portuguesa

Principais Trabalhos: Ivan (2017) and Eva (2019)

Principais Prémios e Nomeações: Melhor Realizador no Chelsea Film Festival por Ivan (2017)

Bernardo Lopes é realizador e produtor na Promenade.

Aos 13 anos, teve contacto pela primeira vez com o cinema quando foi convidado para ser jurado na 39ª edição do Festival de Cinema de Giffoni, em Itália.

Foi convidado pela revista europeia Nisimazine para ser crítico de cinema na 61ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, em Espanha, bem como na 67ª edição de Cannes, em França. Como resultado destas experiências, começou a colaborar como crítico no C7nema, um dos mais importantes sites de cinema em Portugal.

Em televisão, iniciou a sua carreira como membro da equipa de produção da Sport TV na cobertura da Liga dos Campeões da UEFA, em Lisboa.

Regressou ao cinema quando foi convidado para ser júri da 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, na secção Giornate Degli Autori - Venice Days. Torna-se também embaixador do Prémio Portugal LUX, uma distinção atribuída pelo Parlamento Europeu.

Mais tarde, nesse mesmo ano, é selecionado para fazer parte do Essemble - Nomadic Realities and Digital Filmmaking, onde teve a oportunidade de estudar cinema em universidades como a Luca School of Arts, na Bélgica, IFS - International Filmschool Koln, na Alemanha, e MOME - Universidade Moholy-Nagy of Art and Design, na Hungria.

No mesmo ano, realizou a sua primeira curta-metragem LUX, que ganhou mais de 10 prémios e foi selecionada para mais de 60 festivais de cinema nacionais e internacionais (Curtas Vila do Conde, Lisbon & Estoril Film Festival, Fantasporto).

Realizou Yuan Yuan, uma curta-metragem documental, filmada na China, para o projeto internacional Looking China 2015, e que teve a sua estreia internacional no Chinese American Film Festival, na Califórnia.

Antes de se licenciar em cinema e televisão na ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, filmou a sua segunda curta-metragem IVAN, que estreou internacionalmente no aclamado Festival Internacional de Cinema de Tânger, tendo ganho vários prémios, incluindo o de Melhor Realizador no Chelsea Film Festival, em Nova Iorque.

Os seus últimos trabalhos são EVA e MOÇO, uma curta-metragem com o apoio da Fundação GDA, que foi filmada em novembro de 2018. Atualmente está a angariar fundos para a sua primeira longa-metragem, ÍCARO.