Amaia Remírez García

Ocupação na indústria: Produtora

Nacionalidade: Espanhola

Principais Trabalhos:  Another Day of Life (2018) e Maldita. A Love Song to Sarajevo (2021)

Principais Prémios e Nomeações: Another Day Of Life recebeu o prémio oficial do Festival de Cannes e o prémio do público no Festival de San Sebastian; Maldita, a último curta-metragem produzida, ganhou o prémio Goya em 2023.

Amaia Remírez é uma produtora desde 2012, quando a sua primeira curta-documentário Minerita (2013) foi premiada com o Goya e selecionada para a lista final do Óscar.

A sua primeira longa-metragem como produtora foi o filme de animação Another Day of Life (2018) e teve a sua estreia mundial na Seleção Oficial de Cannes em 2018. Nesse ano, arrecadou vários prémios, tais como, o Prémio do Público no Festival de San Sebastian, o prémio a Melhor Longa de Animação de 2018 no European Film Awards, o Goya da Academia Espanhola de Cinema e o Platino Ibero-American Film Awards. Foi uma coprodução de quatro países: Polónia, Alemanha, Bélgica e Espanha, para a adaptação do romance do mestre polaco do jornalismo, Ryszard Kapuscinski. Teve uma trajetória de sucesso em festivais, com as vendas internacionais geridas pela empresa francesa Indie Sales.

Por Another Day of Life (2018) recebeu o Prémio Cartoon Tribute de 2018 como Produtora Europeia do Ano. O filme contou com o apoio do Media Creative e Eurimages.

Já produziu mais de 15 curtas-metragens documentais de grande sucesso e atualmente está a codirigir e a produzir o documentário Bayo Bayo Baby (Espanha-França) e a produzir The Williams (Espanha-Reino Unido).

Em 2021 estreou-se como diretora com Maldita. A Love Song to Sarajevo, uma curta-metragem documental com nomeação para o Oscar (Silver Dragon Best Direction, Krakow IFF), em 2022, e em 2023, vencedor do Prémio Goya de Melhor Curta-Metragem Documental.