Ocupação na Indústria: Realizador, Produtor e Roteirista
Nacionalidade: Australiana
Principais Trabalhos: Frauds (1993) e The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert (1994)
Principais Prémios e Nomeações: Nomeado para Melhor Argumento Original nos Prémios BAFTA e Writers Guild of America por The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert em 1995, nomeado a Palma de Ouro no festival por Fraud em 1993, vencedor do prémio Corvo de Prata para Melhor Realizador no Festival Internacional de Fantasia de Bruxelas por Eye of the Beholder em 2000
A carreira de Stephan começou a filmagem de centenas de casamentos dos 13 aos 18 anos, entrando na indústria cinematográfica como assistente de realização/editor numa série de filmes australianos nos anos 80.
Aos 26 anos, subiu à cadeira do realizador, com a comédia Fraud (1993). A longa teve a sua estreia em Cannes e causou uma grande sensação dentro do circuito internacional de festivais de cinema.
Este sucesso inicial foi então seguido por um sucesso mais confiante e inquestionável: The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert (1994), um dos maiores sucessos comerciais e críticos do ano, que acumula um Oscar, prémios BAFTA e AFI para Melhor Desenho de Figurino e Melhor Maquilhagem e Cabelo. Outras nomeações incluem um Prémio Writers Guild e um Globo de Ouro para Melhor Comédia/Musical. O filme tornou-se um filme de grande influência a nível global.
Stephan também esteve por detrás de grandes sucessos como Eye of the beholder (1999), protagonizado por Ewan McGregor, Ashley Judd, KD Lang e Jason Priestley. O filme estreou em Veneza nesse mesmo ano e ganhou o Festival de Ficção Científica e Fantasia de Bruxelas, um prémio também partilhado com Fraud (1993).
Em 2014 fez parte da produção Rio, I Love You, produzido em conjunto com alguns dos cineastas mais inovadores da sua geração, incluindo Fernando Meirelles, Paolo Sorrentino e John Turturro.
O artista australiano e o seu trabalho continuaram a desempenhar papéis centrais nas carreiras de sucesso de alguns dos atores mais elogiados da Austrália, tais como Hugo Weaving e Guy Pearce.
A sua 10ª e última longa-metragem, Swinging Safari, estrelada por Kylie Minogue, foi lançada e foi alvo de grandes elogios.