Ocupação na indústria: Produtor e Escritor
Nacionalidade: Portuguesa
Principais Trabalhos: Listen (2020) e Hálito Azul (2018)
Principais Prémios e Nomeações: Listen ganhou o Bisato d'Oro de Melhor Filme e o Prémio Arca Cinema Giovani de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza de 2020
Rodrigo Areias iniciou os seus estudos em Gestão na Universidade Católica Portuguesa e se formou em Som e Imagem na Escola de Artes, com especialização em imagem. Também se especializou em Direção na Tisch School of Arts da Universidade de Nova York e no programa de produção Eurodoc. Ao longo de sua carreira, desenvolveu trabalhos criativos no campo do cinema independente, em ficção e documentário, alternando com obras de vídeo arte e videoclipes para algumas das melhores bandas da cena do rock português (The Legendary Tiger Man, Wray Gunn, Dead Hand, Sean Riley, D3o, etc.) e vários outros projetos.
Como produtor, iniciou sua carreira em 2001 e desde então produziu e co-produziu mais de 70 curtas e longas-metragens, vídeos e documentários. Ele produziu renomados autores como Edgar Pêra, João Canijo e FJ Ossang, e jovens diretores como André Gil Mata, João Rodrigues e Jorge Quintela. Ele também co-produziu com o Brasil, Inglaterra, França, Alemanha e Finlândia. Como diretor, entre vários filmes, destaca-se Tebas (longa-metragem) e Corrente (curta-metragem), que foram exibidos em mais de cinquenta festivais de cinema internacionais e receberam uma dúzia de prêmios. O seu segundo longa-metragem estreou na Competição Oficial do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary e recebeu uma menção honrosa. Ele foi responsável pela produção cinematográfica de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, onde diretores de filmes como Jean-Luc Godard, Aki Kaurismaki, Peter Greenaway, Manoel de Oliveira, Pedro Costa e Victor Erice foram incluídos.