Ocupação na Indústria: Produtor
Nacionalidade: Britânica
Principais Trabalhos: Seven Years in Tibet (1997), Children of Men (2006), Mad Max: Fury Road (2015)
Principais Prémios e Nomeações: Vencedor do BAFTA de Outstanding Achievement in Film (2005) e nomeado ao Circuit Community Award de Melhor Filme por Children of Men (2006)
Iain Smith, que produziu Mad Max: Fury Road, nasceu em Glasgow e graduou-se na Escola de Cinema de Londres em 1971. Desde então tornou-se um dos produtores mais bem-sucedidos em atividade.
Criou a sua própria companhia de produção em parceria com Jon Schorstein e produziu anúncios televisivos, documentários, longas-metragens para crianças e dramas de baixo orçamento. Em 1978, foi o gerente de produção no filme de Bertrand Tavernier Deathwatch, protagonizado por Romy Schneider e Harvey Keitel.
Produziu uma variedade de filmes para David Puttnam incluindo o filme de Roland Joffe The Killing Fields (1984), protagonizado por Sam Waterstorn e Haing Ngor, e The Mission (1986), protagonizado por Robert de Niro e Jeremy Irons.
Em 1987 criou a Applecross Productions e coproduziu diversos filmes, incluindo Hearts of Fire (1987) de Richard Marquand, protagonizado por Bob Dylan e Rupert Everett. Em 1994, coproduziu o filme de Stephen Frears Mary Reilly, protagonizado por Julia Roberts e John Malkovich, seguido do filme de Luc Besson Fifth Element.
Ele produziu então o filme de Jean-Jacques Annaud Seven Years in Tiber (1997) protagonizado Brad Pitt e David Thewlis.
Depois produziu executivamente o filme de Tony Scott Spy Game (2001) para a Universal Pictures protagonizado por Robert Redford e Brad Pitt, seguido pelo filme de Anthony Minghella Cold Mountain (2003) pela Miramax protagonizado por Jude Law, Nicole Kidman e Renee Zelwegger.
Prosseguiu a produzir Alexander (2004) de Oliver Sone pela Intermedia, protagonizado por Colin Farrel, Anthony Hopkins e Angelina Jolie, seguindo para The Fountain (2006) de Darren Aronofsky pela New Regency/Warner Bros, protagonizado por Hugh Jackman, Rachel Weisz e Ellen Burstyn. Produziu também Children of Men de Alfonso Cuaron pela Strike Entertainment/Universal Pictures e Wanted (2008) de pela Universal Pictures Timur Bekmambetrov.
Em 2005 ganhou o BAFTA de Outstanding Achievement in Film (2005) e condecorado com a Ordem do Império Britânico pela Rainha na Lista de Honras de Ano Novo de 2008, por serviços ao cinema.
Atualmente, Iain Smith é um patrono na Escola de Cinema de Londres, presidente do conselho de Film Skills e diretor da fundação Children’s Film and Television. É presidente do conselho de formação da UK Film Industry e presidente do conselho do Festival Internacional de Cinema de Edinburgh.