DUARTE COIMBRA

Ocupação na indústriaRealizador

Nacionalidade: Portuguesa

Principais Trabalhos: Amor, Avenidas Novas (2018)

Principais Prémios e Nomeações: Vencedor do Prémio FCSH/NOVA no IndieLisboa por Amor, Avenidas Novas(2018)

Duarte Coimbra nasceu em Lisboa em 1996.

Especializou-se em realização na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde colaborou como assistente de produção no filme O Meu Pijama (2017) de Maria Inês Gonçales - selecionado para o IndieLisboa 17' (Novíssimo) -, foi segundo assistente de realização no filme A Barriga de Mariana (2018) de Frederico Mesquita - selecionado para o IndieLisboa 18' (Competição Nacional), e realizou vídeos musicais para músicos como Luís Severo e Primeira Dama.

Também trabalhou como supervisor de guião no filme Encontro Tardio, realizado por Pedro Ramalhete (em pós-produção) - filme realizado com o apoio a Curtas-Metragens da Fundação GDA. Foi também júri na Competição de Escolas do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian - ENCINE'17.

Em 2018, começou a colaborar com o IndieLisboa como programador de curtas-metragens nas secções de Competição Internacional, Silvestre e Boca do Inferno.

Amor, Avenidas Novas, produzido em contexto académico, é a sua estreia como realizador e teve a sua estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes. O filme passou por alguns dos mais conceituados festivais portugueses como o IndieLisboa e o Curtas de Vila do Conde, onde ganhou o Prémio Novo Talento e o Prémio de Melhor Filme Take One! Duarte Coimbra foi ainda distinguido com o Prémio Novo de Cinema 2018 (RTP/Antena 3/Cego, Surdo e Mudo) que pretende homenagear uma personalidade que se tenha destacado na área artística nesse ano.

Atualmente, Duarte está a preparar a sua próxima curta-metragem que tem como título provisório O Filme Feliz e também a sua primeira longa-metragem, uma coprodução luso-brasileira (Uma Pedra no Sapato / If You Hold a Stone), intitulada A Tempestade do Jacarandá.