CARLOS REYGADAS

Ocupação na indústria: Realizador

Nacionalidade: Mexicana

Principais Trabalhos: Japón (2002) e Batalla en el Cielo (2005)

Principais Prémios e Nomeações: Japón (Menção Especial da Câmera d'Or no Festival de Cannes); Batalla en el Cielo (Seleção Oficial em Competição no Festival de Cannes); Luz silenciosa (Prémio do Júri no Festival de Cannes); Post tenebras lux (Melhor Diretor no Festival de Cannes)

Carlos Reygadas é um diretor e produtor de cinema mexicano. Em 2002, ele concluiu o sua primeira longa-metragem, Japón, que estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, onde recebeu menção especial da Câmera d'Or. Em 2005, ele estreou o seu segundo filme, Batalla en el Cielo, na competição do Festival de Cannes. No mesmo festival, em 2007, ele recebeu o Prêmio do Júri por Luz Silenciosa, e em 2012, ganhou o prêmio de Melhor Diretor por Post Tenebras Lux. Em 2018, lançou o Nuestro tiempo na competição do Festival de Veneza.

Em 2022, Reygadas publicou Presencia, um livro sobre o significado do cinema. Em 2004, ele coproduziu o primeiro filme de Amat Escalante, Sangre. Ao longo dos anos, também coproduziu filmes de outros diretores. Atualmente, está a trabalhar no Estela de sombra.