Ocupação na Indústria: Design de Produção
Nacionalidade: Polaca
Principais Trabalhos: Schindler’s List (1993), The Pianist (2002) e Hannibal Rising (2007)
Principais Prémios e Nomeações: Vencedor do Óscar de Melhor Direção de Arte-Decoração de Set e nomeado ao BAFTA por Melhor Design de Produção (1994)
Allan Starski é um dos melhores Designers de Produção, tendo atualmente trabalhado em mais de 45 designs de produção. Colaborou com diretores como Polanski, Steven Spielberg, Andrzej Wajda, Fatih Akim, Peter Webber, entre vários outros nomes prestigiados.
Filho do famoso argumentista/compositor Ludwik Starski, Allan licenciou-se em Arquitetura pela Academia de Belas Artes de Warsaw e iniciou a sua carreira como realizador na Polónia o diretor Andrzej Wajda, vencedor do Óscar e Palma de Ouro. Com uma vasta gama de colaborações bem-sucedidas (incluindo Człowiek z marmuru (Man of Marble), Człowiek z żelaza (Man of Iron) e Panny z Wilka (The Maids of Wilko) e Pan Tadeusz), foi com o filme Danton (1982) que Starski começou a ser notado pelos seus pares por todo o mundo.
Em 1993, Starski recebeu o Prémio de Academia pelo seu trabalho no filme de Steven Spielberg Schindler’s List – protagonizado por Liam Neeson, Ben Knigsley e Ralph Fiennes – o que também garantiu a Starski uma nomeação ao BAFTA.
A sua extensa lista de trabalhos inclui o filme de Roman Polanski The Pianist (protagonizado por Adrien Brody) em 2002 (pelo qual ganhou um Prémio César) e Oliver Twist em 2005; o filme de Peter Webber Hannibal Rising, Europe, Euope e Washington Square de Agnieszka Holland, The Cut de Fatih Akin.
Starski tem um impressionante histórico de trabalho em produção teatral, tendo colaborações com profissionais aclamados tais como Arthur Miller, Aleksander Bardini e Andrzej Tapicki.