Yorgos Lamprinos

Ocupação na Indústria: Editor

Nacionalidade: Grego 

Principais Prémios e Nomeações: Nomeação aos Óscares “Just Before Losing Everything” (Avant que de tout perdre); Prémio César para Melhor Montagem e Melhor Filme por “Custody” (Jusqu'à la garde).

Yorgos Lamprinos é um editor de origem grega que vive e trabalha em Paris. 

Colaborador de longa data com a KG Productions, a casa de produção do famoso realizador Costa Gavras e da produtora Michele Ray Gavras. 

 

Yorgos trabalhou como editor em longas-metragens, documentários, séries televisivas, anúncios publicitários e vídeos musicais com diversos realizadores como Xavier Legrand, Panos H. Koutras, Evangelia Kranioti, Rachida Brakni, Mehdi Charef, Johan Renck, Fleur Fortuné, para citar alguns. 

A sua colaboração com Xavier Legrand resultou na curta-metragem nomeada para os Óscares Just Before Losing Everything (Avant que de tout perdre) e num prémio César para Melhor Montagem e Melhor Filme para a longa-metragem Custody (Jusqu'à la garde). 

Foi também duas vezes galardoado com o prémio Iris de melhor edição pela Academia Grega de Cinema para a longa-metragem Xenia e o documentário Obscuro Barroco e nomeado para a longa-metragem Broadway de Christos Massalas.

A sua colaboração com Simon Cahn no videoclip de My High, dos Disclosure, valeu-lhe uma nomeação para Melhor Edição nos UKVMAs. 

A sua colaboração com o dramaturgo francês Florian Zeller no filme The Father foi elogiada pela imprensa de forma global após a sua estreia mundial em Sundance. Yorgos recebeu também o prémio de Melhor Edição da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles e dos British Independent Film Awards, bem como uma nomeação para os BAFTA e um Óscar. 

A sua segunda colaboração em The Son resultou numa nomeação para o Globo de Ouro para o ator Hugh Jackman.

O seu trabalho mais recente inclui a série de ficção científica Constellation, da Apple TV+, protagonizada por Noomi Rapace.