Ocupação na indústria: Produção e mistura de som
Nacionalidade: Norte-americana
Principais Trabalhos: Titanic (1997) e Once Upon a Time... in Hollywood (2019)
Principais Prémios e Nomeações: Vencedor de Óscar de Melhor Som, pelo seu trabalho no filme Titanic (1997)
Mark Ulano grava som para filmes profissionalmente desde 1976. O seu trabalho no Titanic ganhou-lhe um Prémio da Academia para a mistura de som, bem como o prémio da Sociedade de Áudio de Cinema para a melhor mistura de som para uma longa-metragem. Tem várias nomeações AMPAS, CAS e BAFTA; mais recentemente recebeu nomeações aos Óscares por Once Upon A Time In Hollywood e Ad Astra. Outros créditos incluem The Hateful Eight, The Judge, Super 8, The Tourist, Inglorious Bastards, Rocky Balboa, Django Unchained, Kill Bill Vol. 1 & 2, Jackie Brown, Iron Man, Iron Man 2, Austin Powers, The Master, Wedding Crashers, Talladega Nights, Spy Kids, Stuart Little e mais de 140 projetos de cinema e televisão. Também teve uma colaboração de 26 anos com Quentin Tarantino.
É autor de mais de 50 artigos, entrevistas e avaliações relacionadas com a Produção de Mistura de Som. Participa frequentemente como professor em workshops e como orador convidado em simpósios de som internacionais, incluindo o Programa de Ouro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, American Film Institute, a Dutch National Film School- Amsterdam, National Film and Television School UK, University of Greenwich-London, Instituto Westerdals para Filmes e Media-Oslo, Agenzia Spaziale Italiana (Agência Espacial Italiana)-Roma, Institute of Technology Tralee-Irlanda, Rycote World Sound Symposium, USC/Jiao Tong (programa de Mestrado em Cinema de Shangai), Maine Media Workshops Master Class, School of Visual Arts Master Class. The Norwegian Bjoksjo Sound Symposium, The Beijing Film Academy, K-Tek Master Class 2019-Munich & Paris, The Directors Guild of America, Digital Video Expo, AES e Cinema Audio Society e muitos outros.
É membro da direção da Sociedade de Cinema Áudio há 30 anos e cumpriu os dois mandatos completos como Presidente e Vice-Presidente da CAS. Também serviu cinco mandatos como presidente da IATSE Local 695 (o sindicato de som de cinema em Los Angeles) e também serviu nove mandatos no Comité Executivo do ramo de Som da Academia de Artes e Ciências do Cinema, bem como em vários subcomités da AMPAS.