Ocupação na indústria: Maquilhagem e caracterização de efeitos especiais
Nacionalidade: Inglesa
Principais trabalhos: Poor Things (2024); Elvis (2023); Grand Budapest Hotel (2014);
Principais Prémios e Nomeações: 3 vezes vencedor de Óscares: Melhor Realização em Maquilhagem e Hairstyling (Poor Things), Melhor Realização em Maquilhagem e Hairstyling (Grand Budapest Hotel) e Melhor Realização em Maquilhagem (Iron Lady). 2 nomeações para os Óscares: Melhor Realização em Maquilhagem e Penteado (Elvis) e Melhor Realização em Maquilhagem e Penteado (Pinoquio)
Mark Coulier, um artista de maquilhagem e próteses vencedor de vários prémios, criou algumas das personagens mais conhecidas do cinema nos últimos anos.
Enquanto algumas, como a Margaret Thatcher de Meryl Streep em The Iron Lady, foram estranhamente fiéis à vida real, outras foram desconcertantemente de outro mundo, como o Voldemort de Ralph Fiennes, que não tem nariz.
Nascido em Lancashire, Coulier adorava pintar já desde muito novo. Foi quando encontrou uma revista sobre efeitos especiais e maquilhagem numa loja local que se apercebeu de que podia conjugar os seus interesses duplos em arte e cinema, e forjar uma carreira.
Coulier conseguiu o seu primeiro emprego no cinema quando estava no London College of Fashion, a fazer a maquilhagem de um fato de lobisomem para um filme de terror. Começou logo a trabalhar como escultor e maquilhador freelancer e passou a trabalhar numa série de grandes projetos, incluindo Frankenstein de Mary Shelley, Event Horizon, Alien III, Star Wars: Episódio 1, A Múmia, O Quinto Elemento e toda a série Harry Potter, que se estendeu por 10 anos e sete filmes.
Após a série Harry Potter, Coulier quis concentrar-se na sua própria empresa Coulier Creatures FX - atualmente uma das principais empresas de maquilhagem e efeitos da Europa. Participou em projetos como Rush e depois The Iron Lady com Meryl Streep, que culminou com a atribuição de um Óscar e de um BAFTA pelo seu trabalho. Três anos mais tarde, voltou a receber ambos os prémios pelo seu trabalho em The Grand Budapest Hotel. Outros prémios incluem um Emmy em 1998 por Merlin, e outro em 2000 por Arabian Nights.