Ocupação na indústria: Designer de produção
Nacionalidade: Neozelandesa
Principais trabalhos: The Piano (1994); The Beach (2010); Made in Dagenham (2010);
Principais Prémios e Nomeações: AFI Award Best Achievement in Production Design e BAFTA AWARD Best Production Design por The Piano;
Andrew McAlpine é um designer de produção internacional conhecido principalmente pelo seu extenso trabalho no cinema. No entanto, durante os seus anos de formação, co-fundou a sua própria companhia de teatro, Commonstock, com a qual colaborou durante 7 anos. Depois, expandiu as suas competências trabalhando com muitos outros diretores de teatro e ópera estabelecidos, juntamente com coreógrafos como Sally Potter, Richard Alston e Pip Simmons, etc.
Tendo-se licenciado com um MFA em Belas Artes, Andrew recebeu uma bolsa da Gulbenkian para criar um trabalho inovador em Holografia. O conceito de ilusão como uma viagem também levou Andrew a colaborar com outros artistas, como Juan Munoz na Tate Modern, Londres, Reino Unido, e os arquitetos Branson e Coates, com quem criou Journey through The Body, para o Millenium Dome. Projetos recentes são para Eco Hotéis sustentáveis e com os arquitetos The Manser Practice, com quem está a desenvolver Rockflower.
Andrew é mais conhecido pelas 35 longas-metragens que realizou nos últimos 25 anos. Filmes como Sid e Nancy, realizado por Alex Cox. The Piano, realizado por Jane Campion, pelo qual ganhou um prémio AFI e um prémio Bafta. Clockers realizado por Spike Lee e The Beach realizado por Danny Boyle, etc. Paralelamente a estes filmes, desenhou muitos anúncios publicitários e promoções pop. Estes meios permitiram-nos ver a visão de Andrew no seu melhor visceral. Como neozelandês, não é de surpreender que a jardinagem cresça do seu coração e ajude a curar as angústias atuais. Membro : Titular do Green Card dos EUA. IATSE local 800.