Lone Scherfig

Ocupação na indústria: Realizadora
Nacionalidade: Dinamarquesa
Principais Trabalhos:  “An Education”, “Italian For Beginners”
Principais Prémios e Nomeações: Nomeado a dois Prémios  BAFTA com “An Education”

Escritora e realizadora, Lone Scherfig formou-se na National Film School da Dinamarca em 1984. A sua primeira longa metragem, “The Birthday Trip” (1990), foi selecionada para Panorama em Berlim, a secção de Novos Realizadores no MOMA em Nova Iorque e ganhou o Grande Prémio do Júri em Rouen. O filme seguinte, “On Our Own” (1998), recebeu o Grande Prémio em Montreal e o Prémio Cinekid em Amesterdão. Scherfig escreveu e realizou “Italian for Beginners” (200; o dinamarquês “Dogma” #5), que foi um grande sucesso de audiência e ganhou-lhe o Urso de Prata e o Prémio da crítica internacional FIPRESCI no Berlinale em 2001, mais inúmeros outros prémios em todo o mundo.

A primeira longa em língua inglesa de Scherfig, “Wilbur Want to Kill Himself” (2002), viajou pelo circuito de festivais e trouxe para casa prémios de, por exemplo, França, EUA e Japão. A sua produção seguinte “An Education” (2009) venceu o Prémio de Audiência em Sundance e foi nomeado a três Óscares e oito BAFTAS. Scherfig desde então realizou três filmes britânicos, como “One Day” (2011), “The Riot Club” (2014) e “Their Finest” (2016) que estreou no TIFF em 2016 e foi exibido em Sundance e em Londres na Mayor’s Gala. Em 2019, “The Kindness of Strangers” de Lone Scherfig abriu e esteve em competição no Festival de Cinema Internacional de Berlim.

Entre longas metragens, Scherfig dirigiu uma variedade de séries televisivas, incluindo “Taxa” (1997), “Quiet Waters” (1999), “Better Times” (2004) e, mais recentemente, “The Astronaut Wives Club” (2015, conceitualizado por Scherfig).

"A arte da Conexão Humana: a Jornada Cinematográfica de Lone Scherfig"

Junte-se à aclamada realizadora Lone Scherfig para uma sessão que analisa a sua abordagem única a contar histórias e a arte da conexão humana. Extraído do seu extenso repertório, incluído filmes aclamados pela crítica como “Italian for Beginners”, “”An Education” e “Their Finest”, Scherfig irá discutir o seu processo criativo, a importância das narrativas character-driven, e a sua paixão por capturar a complexidade das relações humanas na tela. Ao longo da masterclass, os participantes vão ter uma visão das experiências de Scherfig a trabalhar tanto no cinema europeu como internacional, a sua abordagem na direção de atores e os desafios e recompensas de trabalhar com diferentes gêneros e contextos culturais. Esta é uma oportunidade rara de aprender com uma das vozes mais distintas na cinematografia contemporânea e adquirir conhecimentos valiosos e inspiração que pode ser aplicada na sua própria jornada cinematográfica.