Tobias Frühmorgen

Ocupação na indústria: Cineasta, pesquisador e professor de cinema;
Nacionalidade: Alemão;
Principais Trabalhos: A partir de 2021, focou-se em pesquisas para o doutoramento em arte na Filmuniversity Babelsberg (DE) sobre "Inteligência Artificial Criativa - Escrever um guião com IA";

 

Como professor de cinema, dá aulas em Produção Criativa e Património Cinematográfico Europeu, orientação de projetos e supervisão de teses na Universidade Lusófona de Lisboa (PT) para o Programa Europeu de Mestrado KinoEyes (PT_UK_EE_IRL), bem como no Mestrado em Estudos de Cinema, Bacharelado em Cinema e Produção Verde. Ele também trabalha em programas de intercâmbio como o Looking China (PT_CN_KOR_RU_HU_BRA) e programas de pesquisa como o Filmterm (EE_FI_DE_PT), future.film.education (DE_HU_PT), C-Accelerate (FI_PT_BEL_EE), Cyanotypes (DK_PT_IRL_AUT_NL_CZ_DE) e FilmEU Research-Innovation-Transfer (EU). Desde 2020, ele também faz parte do desenvolvimento de currículo, pedagogia e pesquisa artística da Aliança de Universidades Europeias para Cinema e Artes Mediáticas - FilmEU, bem como supervisor de projetos-piloto anuais e coordenador do projeto de pesquisa conjunto (PT_BE_EE) sobre Roteirização e GTP-3. A partir de 2021, desenvolve pesquisa para o doutoramento em arte na Filmuniversity Babelsberg (DE) sobre "Inteligência Artificial Criativa - Escrever um guião com IA".

Tobias trabalha como professor de cinema em várias universidades e academias, incluindo a RuhrUni Bochum, MetFilmschool Berlin, Dekra University for Applied Science, Schnitt-Akademie Berlin e a Ludwig-Maximilian-Universität Munich. Por 10 anos, ele foi o professor principal do departamento de cinema na Athanor Akademie Germany.

Os seus próprios trabalhos como diretor e/ou editor incluem uma variedade de longas-metragens, curtas-metragens, televisão, vídeos de arte e música. O seu filme Menschenkörper (2004) foi exibido em mais de 25 festivais ao redor do mundo. Entre os seus trabalhos de edição está a restauração e reedição de YOL - The Full Version (2017) de Yilmaz Güney, que estreou no Festival de Cannes de 2017, seguido por exibições em várias outras cidades como Ankara, Göteborg, Hong Kong, Lisboa, Berlim, Moscou e Yerevan.

Tobias também trabalha como analista de histórias para guiões internacionais de longa-metragem e é um consultor ambiental certificado para produções cinematográficas.