Shoplifters - Uma família de pequenos ladrões

Realizador: Hirokazu Koreeda

País: Japão

Duração: 120 minutos

Género: Thriller / Drama Social

Data de Exibição: 6 de Fevereiro às 21h30

Local: Auditório do Casino Espinho

 

O FEST Cineclube de Espinho arranca com uma das obras mais consagradas de 2018, o grande vencedor da Palma de Ouro no reputado Festival de Cannes. “Shoplifters: Uma Pequena Família de Ladrões” marca um ponto de viragem na gloriosa carreira do cineasta Japonês Hirokazu Koreeda (Tal Pai, Tal Filho; Ninguém Sabe), conhecido por abordar frequentemente o tema das relações familiares, em filmes sempre temperados com uma doçura muito particular.

 

“Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões” debate o tema de sempre, mas desta vez feito de forma mais enigmática e controversa. O filme retrata a história de uma família improvisada, liderada pelo casal Osamu (marido) e Nubuyo (esposa), que um dia encontram uma menina, numa noite fria em Tóquio. Apesar das muitas dificuldades enfrentadas pela família, que frequentemente recorre a pequenos furtos para sobreviver, Osamu decide adoptar a criança, poupando-lhe assim uma infância de sofrimento. Aos poucos, a família desenvolve laços extremamente próximos, sempre norteados por um amor terno e um sentido de humor afiado e perspicaz. Tudo corre bem até que vários erros do passado e um acidente imprevisto vêm pôr em causa a harmonia e existência da família.

 

Apesar do sucesso estrondoso do filme, que chega mesmo a ser um dos grandes favoritos para a conquista do Óscar para Melhor Filme em Língua Estrangeira, “Shoplifters” causou um certo mal-estar no Japão, onde foi alvo de algumas críticas, por manchar a imagem imaculada do país. Esta mais recente obra, daquele que é provavelmente o maior nome do cinema Japonês desde Akira Kurosowa, assume-se por isso de um relevo ainda mais superlativo, sendo um documento vital para compreender o Japão do século XXI.