Depois de dadas as boas-vindas, os participantes e convidados são chamados a fazer parte de algo que já se tornou uma tradição do Training Ground: o Speed Meeting. Todo o grupo é organizado em dois círculos que se movem em direcções opostas. Um a um, por dois minutos, os participantes tem a oportunidade de se apresentar e descobrir mais sobre quem está à sua frente.
Depois de dadas as boas-vindas, os participantes e convidados são chamados a fazer parte de algo que já se tornou uma tradição do Training Ground: o Speed Meeting. Todo o grupo é organizado em dois círculos que se movem em direcções opostas. Um a um, por dois minutos, os participantes tem a oportunidade de se apresentar e descobrir mais sobre quem está à sua frente.
Consagrado realizador e vencedor de prémios BAFTA, Pete Travis vai focar a sua masterclass na arte de dirigir actores. A sua palestra será tão teórica quanto prática, compartilhando o seu conhecimento em direcção e propondo ao público alguns exercícios interactivos. Os cineastas que pretendam estar presentes serão convidados a enviar um argumento de uma página para ser seleccionado no dia da masterclass e Pete irá moldar os exercícios a partir dessas cenas. O público também terá a oportunidade de ouvir sobre como Pete resolveu os problemas encontrados em processos de filmagens e receber um importante feedback sobre como desbloquear essas situações no futuro.
Consagrado realizador e vencedor de prémios BAFTA, Pete Travis vai focar a sua masterclass na arte de dirigir actores. A sua palestra será tão teórica quanto prática, compartilhando o seu conhecimento em direcção e propondo ao público alguns exercícios interactivos. Os cineastas que pretendam estar presentes serão convidados a enviar um argumento de uma página para ser seleccionado no dia da masterclass e Pete irá moldar os exercícios a partir dessas cenas. O público também terá a oportunidade de ouvir sobre como Pete resolveu os problemas encontrados em processos de filmagens e receber um importante feedback sobre como desbloquear essas situações no futuro.
Os processos de ADR são essenciais na produção de uma boa banda sonora. Este ofício garante que o filme terá um diálogo perfeito e claro em cada uma das suas cenas. Nesta masterclass, Mark Appleby irá revelar os segredos da profissão, as suas limitações, os seus desafios e a melhor maneira de alcançar um ADR perfeito. Ele vai também partilhar a sua experiência de trabalho em filmes como "V de Vingança", "Capitão América", "Baby Driver" e "The Darkest Hour".
Os processos de ADR são essenciais na produção de uma boa banda sonora. Este ofício garante que o filme terá um diálogo perfeito e claro em cada uma das suas cenas. Nesta masterclass, Mark Appleby irá revelar os segredos da profissão, as suas limitações, os seus desafios e a melhor maneira de alcançar um ADR perfeito. Ele vai também partilhar a sua experiência de trabalho em filmes como "V de Vingança", "Capitão América", "Baby Driver" e "The Darkest Hour".
Scandar Copti é conhecido pela realização do filme "Ajami", feito inteiramente com base no Singular Drama Methos, que consiste em criar drama num filme usando da capacidade humana de responder emocionalmente a situações ficcionais (os cineastas costumam usar o elemento surpresa para direccionar os actores para certas cenas para obter respostas emocionais autênticas). Ao longo deste workshop prático, os participantes aprenderão e experimentarão esta técnica que Scandar usa tanto com actores profissionais quanto com não-actores, tanto durante os preparativos como quando durante a rodagem. Os participantes terão assim uma visão prática do processo de direcção, bem como aprenderão técnicas para libertar os seus não-actores do medo da câmara.
Scandar Copti é conhecido pela realização do filme "Ajami", feito inteiramente com base no Singular Drama Methos, que consiste em criar drama num filme usando da capacidade humana de responder emocionalmente a situações ficcionais (os cineastas costumam usar o elemento surpresa para direccionar os actores para certas cenas para obter respostas emocionais autênticas). Ao longo deste workshop prático, os participantes aprenderão e experimentarão esta técnica que Scandar usa tanto com actores profissionais quanto com não-actores, tanto durante os preparativos como quando durante a rodagem. Os participantes terão assim uma visão prática do processo de direcção, bem como aprenderão técnicas para libertar os seus não-actores do medo da câmara.
Sem qualquer dúvida, Angela Allen tem uma das carreiras mais prolíficas da indústria cinematográfica. Com mais de 70 anos de experiência, testemunhou todos os grandes movimentos cinematográficos da segunda metade do século XX. Nesta aula, o público terá a oportunidade de ouvir as suas histórias sobre os bastidores da indústria cinematográfica e aprender como o trabalho de supervisão é importante para um filme estar no prazo e sob o orçamento. Ela também vai falar sobre as especificidades da anotação e a relação com o realizador, director de fotografia e outros chefes de departamento.
Manter boas anotações é essencial.
Sem qualquer dúvida, Angela Allen tem uma das carreiras mais prolíficas da indústria cinematográfica. Com mais de 70 anos de experiência, testemunhou todos os grandes movimentos cinematográficos da segunda metade do século XX. Nesta aula, o público terá a oportunidade de ouvir as suas histórias sobre os bastidores da indústria cinematográfica e aprender como o trabalho de supervisão é importante para um filme estar no prazo e sob o orçamento. Ela também vai falar sobre as especificidades da anotação e a relação com o realizador, director de fotografia e outros chefes de departamento.
Manter boas anotações é essencial.
Vencedor de um Óscar, Christopher Hampton, vai partilhar a sua experiência como argumentista, bem como os seus pensamentos sobre os desafios de adaptar literatura ao cinema (usando como estudo de caso o processo de adaptação de "The Secret Agent" de Joseph Conrad). O público do FEST também terá a chance de aprender sobre a colaboração existente entre o realizador e o argumentista (Hampton é conhecido pela sua colaboração com grandes realizadores, como Fred Zinnemann e David Lean). Por último, mas não menos importante, esta masterclass abordará o processo de pesquisa histórica e as diferenças no processo de escrita para teatro e para cinema.
Vencedor de um Óscar, Christopher Hampton, vai partilhar a sua experiência como argumentista, bem como os seus pensamentos sobre os desafios de adaptar literatura ao cinema (usando como estudo de caso o processo de adaptação de "The Secret Agent" de Joseph Conrad). O público do FEST também terá a chance de aprender sobre a colaboração existente entre o realizador e o argumentista (Hampton é conhecido pela sua colaboração com grandes realizadores, como Fred Zinnemann e David Lean). Por último, mas não menos importante, esta masterclass abordará o processo de pesquisa histórica e as diferenças no processo de escrita para teatro e para cinema.
Conhecido pela sua obra-prima "The Adventures of Priscilla, Queen of the desert", Stephan Elliot é um dos nomes mais importantes do cinema contemporâneo australiano. A sua primeira masterclass no FEST será dedicada à importância de identificar e criar oportunidades na indústria cinematográfica antes que elas aconteçam. Stephan vai ainda dar conselhos aos participantes sobre como descobrir em que tipo de filme estão a trabalhar e como apresentá-lo de uma forma original. Partilhando sempre a sua experiência como argumentista, realizador e produtor.
Conhecido pela sua obra-prima "The Adventures of Priscilla, Queen of the desert", Stephan Elliot é um dos nomes mais importantes do cinema contemporâneo australiano. A sua primeira masterclass no FEST será dedicada à importância de identificar e criar oportunidades na indústria cinematográfica antes que elas aconteçam. Stephan vai ainda dar conselhos aos participantes sobre como descobrir em que tipo de filme estão a trabalhar e como apresentá-lo de uma forma original. Partilhando sempre a sua experiência como argumentista, realizador e produtor.
Nesta masterclass, Jessie Auritt dará uma visão geral da sua carreira como documentarista e de como fez a sua longa-metragem "Supergirl". Ela discutirá o processo de filmagem, incluindo tópicos como desenvolvimento de projectos, acesso a pessoas, produção e pós-produção, orçamento e financiamento, festivais e distribuição. Jessie vai ainda mostrar exemplos do seu trabalho e responder a perguntas após a apresentação.
Nesta masterclass, Jessie Auritt dará uma visão geral da sua carreira como documentarista e de como fez a sua longa-metragem "Supergirl". Ela discutirá o processo de filmagem, incluindo tópicos como desenvolvimento de projectos, acesso a pessoas, produção e pós-produção, orçamento e financiamento, festivais e distribuição. Jessie vai ainda mostrar exemplos do seu trabalho e responder a perguntas após a apresentação.
O FEST educators’ coffee é uma plataforma para educadores participantes se encontrem, partilharem ideias sobre as melhores práticas e fazer conexões para futuras colaborações educacionais. O principal tópico desta actividade vai ser: Será que os educadores têm a responsabilidade de garantir que a diversidade é representada no trabalho dos seus alunos? Para discutir este assunto, 3 representantes de diferentes escolas parceiras do FEST são convidados a fazer uma breve apresentação ou falar sobre como a diversidade é representada (ou não) dentro das suas escolas.
O FEST educators’ coffee é uma plataforma para educadores participantes se encontrem, partilharem ideias sobre as melhores práticas e fazer conexões para futuras colaborações educacionais. O principal tópico desta actividade vai ser: Será que os educadores têm a responsabilidade de garantir que a diversidade é representada no trabalho dos seus alunos? Para discutir este assunto, 3 representantes de diferentes escolas parceiras do FEST são convidados a fazer uma breve apresentação ou falar sobre como a diversidade é representada (ou não) dentro das suas escolas.
Vencedor de um Óscar e nomeado para os prémios BAFTA, Stephen Warbeck chega ao FEST Training Ground pela primeira vez para partilhar a sua experiência como compositor de bandas sonoras. Ele vai dedicar a sua masterclass a falar sobre onde começar a encontrar as ideias para uma partitura e a fonte dos seus primeiros temas. Vai também discutir a relação entre o compositor e o realizador através de uma perspectiva interna e falar sobre como desenvolver um vocabulário partilhado. Warbeck mostrará exemplos do que ele considera ser colaborações bem-sucedidas e tentará mostrar maneiras de identificar se uma composição pode ser adequada a um projeto.
Vencedor de um Óscar e nomeado para os prémios BAFTA, Stephen Warbeck chega ao FEST Training Ground pela primeira vez para partilhar a sua experiência como compositor de bandas sonoras. Ele vai dedicar a sua masterclass a falar sobre onde começar a encontrar as ideias para uma partitura e a fonte dos seus primeiros temas. Vai também discutir a relação entre o compositor e o realizador através de uma perspectiva interna e falar sobre como desenvolver um vocabulário partilhado. Warbeck mostrará exemplos do que ele considera ser colaborações bem-sucedidas e tentará mostrar maneiras de identificar se uma composição pode ser adequada a um projeto.
Nesta masterclass, o premiado director cinematográfico Larry Smith, conhecido pelo seu trabalho com os realizadores Stanley Kubrick, Tom Hooper, Nicolas Widing Refn e John Michael McDonagh, falará sobre os seus segredos na cinematografia, e como alcançou a aparência de alguns dos filmes em que trabalhou.
Nesta masterclass, o premiado director cinematográfico Larry Smith, conhecido pelo seu trabalho com os realizadores Stanley Kubrick, Tom Hooper, Nicolas Widing Refn e John Michael McDonagh, falará sobre os seus segredos na cinematografia, e como alcançou a aparência de alguns dos filmes em que trabalhou.
O produtor de filmes Gareth Wiley, conhecido pelas suas colaborações com Woody Allen, vai focar o seu workshop numa variedade de tópicos relacionados à arte da produção de filmes e orientar os participantes do FEST em como construir um plano de negócios cinematográficos. Os tópicos incluirão a apresentação dos elementos criativos do filme (sinopse, anexos de talentos), a produção em si (estratégia, cronograma, custos), o financiamento do projecto (tipos de financiamento, entendimento da dívida vs. capital) e as receitas (rota para o mercado, relacionamento com agentes de vendas, distribuidores e gestão de contas de cobrança). O público também terá a oportunidade de ter feedback sobre os seus próprios projectos.
O produtor de filmes Gareth Wiley, conhecido pelas suas colaborações com Woody Allen, vai focar o seu workshop numa variedade de tópicos relacionados à arte da produção de filmes e orientar os participantes do FEST em como construir um plano de negócios cinematográficos. Os tópicos incluirão a apresentação dos elementos criativos do filme (sinopse, anexos de talentos), a produção em si (estratégia, cronograma, custos), o financiamento do projecto (tipos de financiamento, entendimento da dívida vs. capital) e as receitas (rota para o mercado, relacionamento com agentes de vendas, distribuidores e gestão de contas de cobrança). O público também terá a oportunidade de ter feedback sobre os seus próprios projectos.
Esta masterclass em pós-produção será leccionada por dois dos mais experientes gestores de pós-produção: David Turner e Will Garbutt, da Halo. Eles vão partilhar com os participantes do Training Ground uma visão geral do processo de pós-produção (discutindo as diferentes fases e disciplinas), dar recomendações para os cineastas que estejam a planear apostar em pré-produção, mostrar alguns exemplos básicos de fluxo de trabalho, falar sobre o impacto de algumas novas tecnologias (como formatos de som imersivos e espaço de cor HDR), além de ver alguns tipos de orçamento e agendas típicos para filmes e programas de TV.
Esta masterclass em pós-produção será leccionada por dois dos mais experientes gestores de pós-produção: David Turner e Will Garbutt, da Halo. Eles vão partilhar com os participantes do Training Ground uma visão geral do processo de pós-produção (discutindo as diferentes fases e disciplinas), dar recomendações para os cineastas que estejam a planear apostar em pré-produção, mostrar alguns exemplos básicos de fluxo de trabalho, falar sobre o impacto de algumas novas tecnologias (como formatos de som imersivos e espaço de cor HDR), além de ver alguns tipos de orçamento e agendas típicos para filmes e programas de TV.
Este ano, no FEST Training Ground, a directora de elenco indicada aos Emmys, Nancy Bishop, falará sobre as questões de casting para produtores e realizadores. A masterclass cobre todo o processo de selecção de elenco, destacando como os directores de elenco trabalham em conjunto com a produção e incluindo pontos como: escolher o protagonista, escolher actores secundários, contratar profissionais vs. amadores e como de forma eficaz com os actores durante uma audição.
Este ano, no FEST Training Ground, a directora de elenco indicada aos Emmys, Nancy Bishop, falará sobre as questões de casting para produtores e realizadores. A masterclass cobre todo o processo de selecção de elenco, destacando como os directores de elenco trabalham em conjunto com a produção e incluindo pontos como: escolher o protagonista, escolher actores secundários, contratar profissionais vs. amadores e como de forma eficaz com os actores durante uma audição.
Valerio Bonelli trabalhou como editor em vários filmes premiados tanto de ficção como de documentário. O seu nome tem-se destacado como um dos editores mais promissores da sua geração. Nesta masterclass, Bonelli vai partilhar os seus pensamentos sobre as diferenças (e desafios) entre a edição de filmes de ficção e documentários com ênfase na importância da edição na narrativa. Os participantes do Training Ground terão a oportunidade de aprender sobre o processo de edição de diferentes géneros: de dramas de comédia como "Philomena and Florence Foster Jenkins"; a dramas históricos como "The Darkest Hour", um de seus últimos trabalhos; e a documentários como "Palio", pelo qual venceu o prémio na categoria Melhor Edição de Documentário no Tribeca Film Festival.
Valerio Bonelli trabalhou como editor em vários filmes premiados tanto de ficção como de documentário. O seu nome tem-se destacado como um dos editores mais promissores da sua geração. Nesta masterclass, Bonelli vai partilhar os seus pensamentos sobre as diferenças (e desafios) entre a edição de filmes de ficção e documentários com ênfase na importância da edição na narrativa. Os participantes do Training Ground terão a oportunidade de aprender sobre o processo de edição de diferentes géneros: de dramas de comédia como "Philomena and Florence Foster Jenkins"; a dramas históricos como "The Darkest Hour", um de seus últimos trabalhos; e a documentários como "Palio", pelo qual venceu o prémio na categoria Melhor Edição de Documentário no Tribeca Film Festival.
Asghar Farhadi é sem dúvida alguma um dos nomes mais importantes do cinema contemporâneo, os seus filmes ganharam mais de 80 prémios um pouco por todo o mundo e foram nomeados para outros 64. Esta lenda do cinema iraniano chega ao FEST pela primeira vez na edição deste ano para partilhar a sua experiência como realizador, escritor e produtor.
Asghar Farhadi é sem dúvida alguma um dos nomes mais importantes do cinema contemporâneo, os seus filmes ganharam mais de 80 prémios um pouco por todo o mundo e foram nomeados para outros 64. Esta lenda do cinema iraniano chega ao FEST pela primeira vez na edição deste ano para partilhar a sua experiência como realizador, escritor e produtor.
O nome João Ribeiro tem vindo a destacar-se pela sua experiência cinematográfica em produções portuguesas e internacionais. Nesta masterclass de duas horas, João vai expor frames do filme "Drvo", realizado por André Gil Mata e aplaudido de pé este ano na Berlinale. Vai ainda falar sobre como usa pinturas, filmes e outras referências pictóricas no processo de construção do mapa fotográfico do filme (nas suas palavras, "filmar é escrever através de imagens"). O público também aprenderá sobre a importância das trocas constantes entre o director de fotografia e o realizador e de como João consegue fazer nascer as imagens subjectivas idealizadas pelo realizador e transformá-las em imagens reais e objectivas em uma tela.
O nome João Ribeiro tem vindo a destacar-se pela sua experiência cinematográfica em produções portuguesas e internacionais. Nesta masterclass de duas horas, João vai expor frames do filme "Drvo", realizado por André Gil Mata e aplaudido de pé este ano na Berlinale. Vai ainda falar sobre como usa pinturas, filmes e outras referências pictóricas no processo de construção do mapa fotográfico do filme (nas suas palavras, "filmar é escrever através de imagens"). O público também aprenderá sobre a importância das trocas constantes entre o director de fotografia e o realizador e de como João consegue fazer nascer as imagens subjectivas idealizadas pelo realizador e transformá-las em imagens reais e objectivas em uma tela.
Neste workshop, o cineasta e académico William Brown conversará com os participantes sobre formas de fazer filmes com meios mínimos. Apresentando exemplos do seu próprio trabalho e de outros, de diferentes partes do mundo, o workshop abordará a mudança do ênfase dado ao acesso ao equipamento para a expressão pessoal, por qualquer meio possível. O objectivo é dar às pessoas a confiança para fazer filmes que são incomuns, originais e pessoais - um modo de pensar que está muito distante do imperativo comercial do cinema mais mainstream. O workshop também envolverá o convite para participar num filme experimental sem orçamento que ele está a realizar no FEST este ano.
Neste workshop, o cineasta e académico William Brown conversará com os participantes sobre formas de fazer filmes com meios mínimos. Apresentando exemplos do seu próprio trabalho e de outros, de diferentes partes do mundo, o workshop abordará a mudança do ênfase dado ao acesso ao equipamento para a expressão pessoal, por qualquer meio possível. O objectivo é dar às pessoas a confiança para fazer filmes que são incomuns, originais e pessoais - um modo de pensar que está muito distante do imperativo comercial do cinema mais mainstream. O workshop também envolverá o convite para participar num filme experimental sem orçamento que ele está a realizar no FEST este ano.
Gabriella Cristiani, vencedora de vários Oscares, conhecida pelo filme "The Last Emperor" e pelas suas várias colaborações com Bertolucci, pioneira na edição não linear, está a chegar à 14ª edição do FEST e ai partilhar connosco o seu conhecimento sobre edição, bem como a sua experiência em realização. Até onde pode ir um editor ao editar um filme de outro realizador? Quais são as principais diferenças e desafios entre editar o seu próprio filme e editar o de outra pessoa? Como foi trabalhar com esses realizadores? Alguns dos tópicos que o público do Training Ground terá a chance de ouvir.
Gabriella Cristiani, vencedora de vários Oscares, conhecida pelo filme "The Last Emperor" e pelas suas várias colaborações com Bertolucci, pioneira na edição não linear, está a chegar à 14ª edição do FEST e ai partilhar connosco o seu conhecimento sobre edição, bem como a sua experiência em realização. Até onde pode ir um editor ao editar um filme de outro realizador? Quais são as principais diferenças e desafios entre editar o seu próprio filme e editar o de outra pessoa? Como foi trabalhar com esses realizadores? Alguns dos tópicos que o público do Training Ground terá a chance de ouvir.
Produtor, argumentista e realizador de cinema, tv, videoclipes e anúncios, Roman Coppola é um profissional multi-talentoso com grande experiência na indústria cinematográfica. Este ano, ele vem ao FEST Training Ground pela primeira vez para falar das suas experiências e partilhar os seus insights, dicas e conselhos para os cineastas emergentes. Os assuntos a abordar incluirão: conselhos para escrever, como ter a filmagem mais eficaz e perguntas que os participantes desejem fazer.
Produtor, argumentista e realizador de cinema, tv, videoclipes e anúncios, Roman Coppola é um profissional multi-talentoso com grande experiência na indústria cinematográfica. Este ano, ele vem ao FEST Training Ground pela primeira vez para falar das suas experiências e partilhar os seus insights, dicas e conselhos para os cineastas emergentes. Os assuntos a abordar incluirão: conselhos para escrever, como ter a filmagem mais eficaz e perguntas que os participantes desejem fazer.
Coreografia (dança e movimento) no cinema e na televisão é uma disciplina com a qual muitos cineastas têm pouca experiência. Nem toda a produção envolve um elemento coreográfico, ao contrário de todos os outros departamentos que estão presentes de todas as vezes - Som, Câmara, Figurinos, Arte, etc. Como resultado, o seu papel é frequentemente mal entendido, ou entendido num sentido muito restrito. Nesta sessão de duas horas, Francesca e Dale vão discutir as muitas facetas da sua profissão, incluindo a entrada no mundo da produção de filmes, os vários tipos de filmes nos quais se envolvem e o negócio prático de trabalhar no cinema.
Existem inúmeras (e muitas vezes inesperadas) formas em que um coreógrafo pode servir um realizador e a produção. Além da tarefa principal de planear etapas e números de dança, há uma série de outras considerações e responsabilidades que contribuem para tornar o trabalho ou a cena bem-sucedidos. Vão então discutir muitas das suas experiências passadas para ilustrar estas importantes funções e o impacto que tiveram nas produções em que estiveram envolvidos.
Coreografia (dança e movimento) no cinema e na televisão é uma disciplina com a qual muitos cineastas têm pouca experiência. Nem toda a produção envolve um elemento coreográfico, ao contrário de todos os outros departamentos que estão presentes de todas as vezes - Som, Câmara, Figurinos, Arte, etc. Como resultado, o seu papel é frequentemente mal entendido, ou entendido num sentido muito restrito. Nesta sessão de duas horas, Francesca e Dale vão discutir as muitas facetas da sua profissão, incluindo a entrada no mundo da produção de filmes, os vários tipos de filmes nos quais se envolvem e o negócio prático de trabalhar no cinema.
Existem inúmeras (e muitas vezes inesperadas) formas em que um coreógrafo pode servir um realizador e a produção. Além da tarefa principal de planear etapas e números de dança, há uma série de outras considerações e responsabilidades que contribuem para tornar o trabalho ou a cena bem-sucedidos. Vão então discutir muitas das suas experiências passadas para ilustrar estas importantes funções e o impacto que tiveram nas produções em que estiveram envolvidos.
Na era do streaming e do download, os cineastas perguntam-se muitas vezes sobre a importância de exibir os seus filmes no cinema. Assistir a filmes está a tornar-se uma actividade solitária e privada? O cinema está a perder o seu papel como arte do encontro? Quem precisa de um lançamento teatral? E porquê? Para tentar responder a essas perguntas e muitas outras que surgem nas nossas cabeças, convidámos grandes produtores de filmes para um debate sobre o actual estado da distribuição de filmes e o que esperar sobre o futuro do cinema.
Na era do streaming e do download, os cineastas perguntam-se muitas vezes sobre a importância de exibir os seus filmes no cinema. Assistir a filmes está a tornar-se uma actividade solitária e privada? O cinema está a perder o seu papel como arte do encontro? Quem precisa de um lançamento teatral? E porquê? Para tentar responder a essas perguntas e muitas outras que surgem nas nossas cabeças, convidámos grandes produtores de filmes para um debate sobre o actual estado da distribuição de filmes e o que esperar sobre o futuro do cinema.