Regras e Regulamento

Antes de submeter o seu projeto, recomendamos que consulte as nossas Regras e Regulamento.

1. INTRODUÇÃO

1.1. FEST – Pitching Forum (doravante: o Evento) é um evento de financiamento e coprodução internacional, dedicado a facilitar o desenvolvimento e financiamento de projetos cinematográficos criativos e visualmente fortes.

1.2. O Evento é parte do FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema (doravante: o Festival), que terá a sua próxima edição entre os dias 19 e 26 de Junho de 2023, em Espinho, Portugal.

1.3. Ambos o Festival e o Evento são organizados pelo FEST – Associação Cultural (doravante: a Organização), uma organização sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos sobre cinema, média e educação, registada na Rua 23 N.º 768, 4500-276 Espinho, Portugal.

 

2. PRINCIPAIS DATAS E PRAZOS

2.1. As candidaturas serão admitidas entre 6 de Janeiro de 2023 e 7 de Abril de 2023 às 23:59, UTC:

  • o desconto de “Early Bird” na taxa de submissão é aplicável durante o período de 6 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2023;
  • a tarifa de “Regular Fee” na taxa de submissão é aplicável durante o período de 7 de Fevereiro a 31 de Março de 2023;
  • a tarifa de “Late Fee” na taxa de submissão é aplicável durante o período de 1 de Abril a 7 de Maio de 2023.

2.2 A comunicação da seleção será feita, no máximo, até 15 de Maio de 2023.

2.3. Os candidatos selecionados têm de confirmar a participação do projeto no Evento e indicar os representantes no Evento, no máximo, até 30 de Abril de 2023.

2.4. As sessões de treino do FEST - Pitching Forum decorrerão entre 20 e 22 de Junho de 2023 em Espinho, Portugal, durante o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema;

2.5. As sessões finais de pitch do FEST - Pitching Forum decorrerão entre 23 e 24 de Junho de 2023 em Espinho, Portugal, durante o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema;

2.6. O júri irá decidir nos prémios para cada categoria após todas as apresentações daquela categoria terminarem e, os vencedores serão anunciados imediatamente;

2.7. Os detalhes relacionados com os prémios serão enviados aos vencedores até 30 de Setembro de 2023.

 

3. ELEGIBILIDADE

3.1. O FEST – Pitching Forum aceita projetos cinematográficos em quatro categorias competitivas, Feature Gems e Work In Progress são categorias para Longas-Metragens (produções com o mínimo de 55 minutos), Make It Short é uma categoria dedicada a Curtas-Metragens (produções até 55 minutos), e Séries é uma categoria dedicada a séries:

  • Feature Gems - Projetos de longas-metragens em fase inicial de desenvolvimento à procura de financiamento ou coproduções internacionais (com prioridade para projetos financiados);
  • Work In Progress - Projetos de longas-metragens em pós-produção à procura de financiamento ou serviços de pós-produção;
  • Make It Short - Projetos de curtas-metragens em qualquer fase de desenvolvimento, desde o conceito à pós-produção, à procura de financiamento, coproduções internacionais ou serviços de pós-produção (não é obrigatório o projeto ter financiamento);
  • Séries - Projetos de séries em qualquer fase de desenvolvimento, desde o conceito à pós-produção, à procura de financiamento, coproduções internacionais ou serviços de pós-produção (não é obrigatório o projeto ter financiamento).

3.2. Os projetos cinematográficos podem ser de todos os géneros ou técnicas de filmagem, incluindo filmes de animação e experimentais.

3.3. O Evento é aberto tanto a artistas experientes, como emergentes. Não tem limite de idade.

3.4. O principal critério de seleção será o mérito artístico do projeto, o seu potencial de sucesso e a capacidade de atrair o financiamento necessário.

3.5. As candidaturas de projetos não discriminam temas, géneros, etnias, religiões e não terão qualquer limitação para além daquelas indicadas nos pontos anteriores. Assim, todas as candidaturas serão avaliadas com o mesmo rigor e dedicação.

 

4. CANDIDATURA

4.1. As candidaturas serão admitidas entre 6 de Janeiro de 2023 e 7 de Abril de 2023, às 23:59, UTC. Apenas as candidaturas devidamente preenchidas e pagas antes da data limite serão aceites.

4.2. As candidaturas dos projetos serão apenas aceites quando submetidas através de apenas uma das seguintes opções:

  • Através do nosso formulário disponível no nosso site, em www.fest.pt;
  • Através da nossa página na plataforma FilmFreeway.

O processo de submissão está descrito no site do Festival: www.fest.pt

4.3. É permitido que um candidato submeta mais do que um projeto, sendo que os projetos devem ser submetidos como diferentes candidaturas (um formulário e taxa de submissão por cada projeto).

4.4. Todos os materiais devem estar em Inglês. Juntamente com a informação obrigatória da candidatura, recomendamos que o candidato submeta materiais adicionais como plano financeiro, visual book / moodboard ou portefólio profissional.

 

5. TAXA DE SUBMISSÃO

5.1. A taxa de submissão do FEST - Pitching Forum é 60,00 EUR. O pagamento deve ser feito através do link do paypal, indicado no fim do formulário de submissão, como referido no ponto 4.2.

5.2. À taxa de submissão entre 6 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2023, será aplicado o desconto de “Early Bird” com valor de 50,00 EUR. Todos os candidatos que completem a submissão depois deste período, terão de pagar o valor normal (como indicado no ponto 5.1).

5.3. À taxa de submissão entre 1 de Abril e 7 de Abril de 2023, será aplicada uma tarifa de “Late Fee” com valor de 80,00 EUR. Todos os candidatos que completem a submissão depois deste período, serão desclassificados.

5.4. Se um candidato encontrar algum problema técnico com o pagamento, deve contactar a Organização para o email pitching@fest.pt, de modo a que possam encontrar um meio de pagamento alternativo. Estas situações serão resolvidas caso a caso, e reserva-se o direito à Organização de não providenciar um meio de pagamento alternativo.

5.5. Se um candidato deseja receber uma fatura, esta deve ser pedida até 30 dias após ter sido efetuado o pagamento. A fatura deve ser pedida por email para o pitching@fest.pt e deve ter em anexo o comprovativo de pagamento e os dados do candidato ou empresa para a fatura que submeteu o projeto (nome, morada e NIF/ VAT).

5.6. A taxa de submissão cobra os custos de avaliação do projeto pelo júri de seleção e este valor não é reembolsável, independentemente de o projeto ser selecionado ou não. Os benefícios garantidos aos projetos selecionados estão descritos na seção 7. DIREITOS DOS PARTICIPANTES.

 

6. SELEÇÃO

6.1. Todas as candidaturas que foram submetidas e pagas antes do prazo final de submissão (como indicado no ponto 4.1.) serão consideradas pelo júri de seleção.

6.2. A seleção de projetos do Evento é feita por um comité de seleção que não podem ser contactados diretamente pelos participantes, sendo que qualquer tipo de contacto direto com os programadores pode ser visto como uma vantagem injusta, o que pode ser uma razão suficientemente forte para a desqualificação de uma submissão.

  • Todas as informações e questões ou envio de material adicional, assim como novidades relacionadas com o projeto devem ser enviadas para o pitching@fest.pt (o assunto do email deve conter sempre o título do filme e o nome do candidato).
  • A Organização reserva-se no direito de não partilhar informação sobre a possibilidade de seleção durante o período de análise.

6.3. O principal critério de seleção (como descrito no ponto 3.5.) será o mérito artístico do projeto, o seu potencial de sucesso e a capacidade de atrair o financiamento necessário.

6.4. A Organização tem como objetivo selecionar 24 projetos para o FEST – Pitching Forum; ao mesmo tempo, à Organização reserva-se o direito para selecionar mais ou menos projetos, dependendo do número e qualidade das candidaturas. A comunicação sobre os projetos selecionados será feita no máximo até 15 de Maio de 2023. Todos os candidatos serão informados dos resultados da seleção através de email. A lista dos projetos selecionados também será publicada no website do Festival: www.fest.pt

6.5. A decisão do comité de seleção é final e nenhuma comunicação será feita relacionada com o resultado final. Não há garantias que os projetos não selecionados receberão feedback.

 

7. CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA

7.1. Após a comunicação dos resultados, será entregue aos candidatos selecionados um programa preliminar do Evento, incluindo o horário para as apresentações finais de cada categoria de pitching.

7.2. Os candidatos selecionados terão de confirmar a participação do projeto no Evento e indicar os representantes no máximo até 30 de Abril de 2023.

7.3. O representante do projeto é a pessoa que vai participar no evento para fazer a apresentação final de pitch. Deverá ser o realizador, argumentista ou produtor do projeto. A presença de um representante na sessão final de pitch para uma adequada categoria de projeto é obrigatória, visto que o Júri vai avaliar os projetos baseados nas apresentações finais de pitch, não nos materiais submetidos anteriormente. A presença de um representante nas sessões de treino de pitching e nas sessões finais de pitch das outras categorias é opcional (mas recomendado).

7.4. O representante do projeto é elegível para os DIREITOS DOS PARTICIPANTES descritos na seção 8; as condições de adicionar outro membro da equipa ou membro do elenco como acompanhante será descrito no ponto 8.4.

7.5. A confirmação de presença deverá conter o nome do representante (e pessoa acompanhante, quando aplicável). No caso de falta de confirmação ou indicação dos representantes depois do prazo, a Organização não garante nenhum dos direitos dos participantes e reserva o direito de excluir a participação do Evento para todos os projetos selecionados que não foram confirmados.

 

8. DIREITOS DOS PARTICIPANTES

8.1. Todos os projetos confirmados terão destaque nas publicações do Festival (como descrito em detalhe nas condições da seção 9. PUBLICAÇÕES).

8.2. O representante escolhido de cada projeto confirmado tem garantido as seguintes condições:

  • acesso às sessões de treino do FEST - Pitching Forum (descrito em detalhe na seção 10. PITCHING SESSÕES DE TREINO);
  • acesso às sessões finais de pitch do FEST - Pitching Forum (descrito em detalhe na seção 11. SESSÕES FINAIS DE PITCH);
  • acreditação gratuita de FEST PRO, na edição de 2023, que garante o acesso a todas as exibições de filmes e eventos (incluindo eventos de indústria) que terão lugar no FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema (todos os detalhes das credenciais estão descritos em detalhe no site do Festival www.fest.pt).

8.3. A Organização não cobre quaisquer custos relacionados com viagens ou alojamento. A acreditação FEST PRO não inclui alimentação (isto é, o acesso aos Networking Dinners exige a compra de um passe especial como descrito nas condições no site do Festival www.fest.pt).

8.4. O representante pode ter mais um membro da equipa ou elemento do elenco para acompanhá-lo/a durante o treino e para apresentarem a sessão de pitch final juntos. O nome da pessoa acompanhante e a sua função durante o projeto deve ser incluído na confirmação de presença. Apenas os dois representantes de cada projeto estão elegíveis para os Direitos dos Participantes descritos nos pontos 8.2 e 8.3.

8.5. Se o representante do projeto selecionado já tiver comprado uma acreditação do Festival antes dos resultados serem anunciados, a Organização irá reembolsar o valor da acreditação depois do Festival terminar (no máximo até 30 de Setembro de 2023).

8.6. Todos os representantes dos projetos selecionados terão direito a 50% de desconto numa próxima candidatura de projeto para o FEST - Pitching Forum

 

9. PUBLICAÇÕES

9.1. Todos os projetos selecionados serão apresentados:

  • no Book of Projects do FEST - Pitching Forum, que será distribuído pelo Júri, Painel e participantes do Evento;
  • no catálogo do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que será distribuído pelo Júri do Evento, convidados do Festival e está disponível para venda na loja do Festival;
  • na secção FEST - Pitching Forum do site do Festival (www.fest.pt);
  • Publicações para as redes sociais e plataformas digitais do festival, e imprensa.

9.2. As informações sobre o projeto, os materiais visuais e os perfis dos autores para as publicações serão baseados na informação e materiais submetidos na candidatura. A Organização não se responsabiliza por quaisquer erros de ortografia ou gramaticais, ou informação errada submetida na candidatura.

9.3. Pedidos de mudanças após submissão do projeto ou depois do anúncio dos resultados da seleção poderão não ser concretizadas, os candidatos reconhecem esta situação no momento que completam a candidatura.

9.4. A Organização reserva o direito de não incluir toda a informação submetida nas publicações descritas no ponto 9.1. e escolher apenas informação de seções específicas para ser apresentada em cada publicação.

 

10. PITCHING SESSÕES DE TREINO

10.1. As sessões de treino do FEST - Pitching Forum decorrerão exclusivamente de forma presencial entre 20 e 22 de Junho, 2023.

10.2. As sessões de treino serão realizadas em Inglês.

10.3. Os dias de treino serão focados no desenvolvimento do pitch e, será realizado por dois convidados da indústria, com o objetivo de preparar a apresentação final.

10.4. A presença do representante do projeto nas sessões de treino do pitching é opcional (não é um requisito para o projeto poder participar no Evento e ser apresentado na sessão final de pitch), mas é altamente recomendado.

10.5. O representante do projeto só pode ter no máximo uma pessoa da equipa ou do elenco como acompanhante durante o treino.

 

11. SESSÕES FINAIS DE PITCH

11.1. As sessões finais de pitch do FEST - Pitching Forum decorrerão nos dias 23 e 24 de Junho de 2023, em Espinho, Portugal, e serão transmitidas online para uma Audiência de profissionais da indústria.

11.2. As sessões finais de pitch serão realizadas em Inglês.

11.3. As sessões serão divididas em quatro categorias:

  • Feature Gems - projetos de longas-metragens em fase inicial de desenvolvimento à procura de financiamento ou coproduções internacionais (com prioridade para projetos financiados);
  • Work In Progress - projetos de longas-metragens em pós-produção à procura de financiamento ou serviços de pós-produção;
  • Make It Short - projetos de curtas-metragens em qualquer fase de desenvolvimento, desde o conceito à pós-produção, à procura de financiamento, coproduções internacionais ou serviços de pós-produção (não é obrigatório o projeto ter financiamento);
  • Séries - Projetos de séries em qualquer fase de desenvolvimento, desde o conceito à pós-produção, à procura de financiamento, coproduções internacionais ou serviços de pós-produção (não é obrigatório o projeto ter financiamento).

11.4. A presença de um representante por cada projeto na sessão final de pitch é obrigatória. A presença nas sessões finais de pitch de outras categorias é opcional (mas recomendado).

11.5. Os projetos serão apresentados ao Júri em frente ao público (as sessões finais de pitch são abertas ao público do Festival que possuam acreditação FEST PRO).

11.6. O Júri é composto por profissionais internacionais da indústria, na sua maioria produtores, mas também distribuidores, responsáveis de projeto, investidores, etc. Todos os profissionais vão receber o Book of Projects, que contém a descrição de todos os projetos selecionados e confirmados. Contudo, o Júri irá avaliar os projetos com base na sessão final de pitch, e não nos materiais submetidos anteriormente. Os nomes e perfis dos profissionais presentes no FEST - Pitching Forum serão anunciados no site do Festival www.fest.pt

11.7. PITCH FINAL: O pitch final pode demorar até 5 minutos. A apresentação deve conter materiais visuais. O representante de projeto pode ter no máximo um membro da equipa ou do elenco como co-apresentador na sessão de pitch final.

11.8. FEEDBACK IMEDIATO: Cada pitch será seguido de 5 minutos de feedback coletivo imediato e discussão com o Júri (também em frente da audiência).

11.9. DECISÃO DO JÚRI: O Júri decide os prémios logo após todas as apresentações de projetos serem concluídas e os vencedores serão anunciados durante o Evento, nos dias 23 e 24 de Junho de 2023 (os prémios encontram-se descritos na seção 12.)

11.10. FEEDBACK PRIVADO: No fim do Evento cada representante de cada projeto terá a oportunidade de participar numa reunião de 5 minutos individual com todos os especialistas para receber feedback e conselhos sobre o seu projeto. O representante do Júri irá transmitir o feedback do grupo e dará conselhos construtivos para melhorar os projetos. As sessões de feedback serão seguidas por reuniões individuais, nas quais os diferentes nomes da indústria cinematográfica presentes no Evento poderão conversar com os representantes dos projetos que lhes interessaram.

 

12. PRÉMIOS

12.1. No fim de cada sessão de pitch o Júri irá decidir os prémios, estes prémios serão anunciados e descritos em www.fest.pt.

12.2. O Júri atribuiu os prémios de acordo com o regulamento e baseado em princípios gerais determinados pela Organização, e irá avaliar os projetos com base na sessão final de pitch, e não nos materiais submetidos anteriormente.

12.3. O Júri reserva o direito de não atribuir os prémios à sua disposição, caso os critérios não forem cumpridos segundo a sua perspetiva.

  • O Júri pode atribuir um máximo de dois Prémios FEST FILM LAB por cada categoria, embora tenha a liberdade de não atribuir nenhum.

12.4. Os detalhes relacionados com a reivindicação dos prémios serão enviados aos vencedores até 30 de Setembro de 2023.

12.5. Prémios adicionais não são garantidos e, se confirmados, serão anunciados por email ou publicados no nosso site www.fest.pt, assim como, se necessários, os critérios definidos para esse propósito. Esses critérios não afetam de maneira alguma nenhum detalhe deste documento.

 

13. TERMOS PÓS-SELEÇÃO NO FEST – PITCHING FORUM

13.1. Todos os projetos apresentados no Evento, quando estiverem terminados, devem incluir nos créditos iniciais o logotipo do FEST - Pitching Forum e a seguinte frase: “[NOME DO FILME] foi apresentado no FEST - Pitching Forum durante o FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema 2023”. O logótipo do FEST - Pitching Forum também deverá aparecer nos créditos finais.

13.2. A Organização não é legalmente responsável pela produção dos filmes e não pode ser responsabilizada por quaisquer problemas de produção, casos de plágio ou qualquer fator relacionado com preparação, execução, distribuição e exibição das versões finais dos projetos.

 

14. RESOLUÇÕES FINAIS

14.1. A Organização não é obrigada a pagar nenhum tipo de compensação, quando a alteração ou cancelamento do programa do Festival, é devido a circunstâncias fora do nosso controlo, nomeadamente: guerra ou ameaça de guerra, motins, guerra civil, disputa industrial, aterragem de companhias aéreas, atividade terrorista, desastres naturais ou nucleares, pandemias e epidemias, incêndios ou condições climáticas adversas e, todos os eventos similares.

  • Todos os prazos e/ou compromissos constatados neste regulamento ou por acordo escrito com a Organização poderão ser alterados.

14.2. Todas as eventuais dúvidas e omissões deste regulamento serão resolvidas pela organização segundo regras de equidade e bom senso;

14.3. A inscrição no FEST- Pitching Forum traduz aceitação plena e sem reservas dos termos deste regulamento.

 

SUBMETER AGORA

 

Pode fazer o download do documento em baixo.