Chris King

Training Ground Masterclasse

Editor

Senna | Amy | Banksy - Exit Through the Gift Shop

Chris King é um dos editores de documentários mais experientes e criativos da sua geração, com mais de 40 filmes para cinema e televisão no currículo, destacando-se especialmente os nomeados ao Óscar EXIT THROUGH THE GIFT SHOP (2011), o vencedor do BAFTA SENNA (2012), o vencedor do Óscar AMY (2015) e DIEGO MARADONA (2019).

King é amplamente admirado pela sua abordagem narrativa e hiper-real na montagem de documentários, particularmente em filmes baseados em arquivos, conferindo estrutura dramática e força narrativa a materiais frequentemente díspares.

Em 2012, King recebeu o BAFTA de Melhor Montagem pelo seu trabalho em SENNA. Foi duas vezes distinguido com o prémio da American Cinema Editors na categoria de Documentário, pelos filmes EXIT THROUGH THE GIFT SHOP e AMY, e foi nomeado e premiado diversas vezes pelo seu trabalho na televisão, incluindo um EMMY, um BAFTA de Televisão e um prémio da Royal Television Society.

“Muito frequentemente, os documentários são analisados como se, tal como uma cobra a mudar de pele, a história permitisse que o filme surgisse organicamente, como algo inevitável. Fala-se apenas da história, e nada mais. Mas é preciso uma mente lúcida e uma sensibilidade imaginativa para ordenar esses elementos dispersos e moldá-los em algo que pareça um filme maduro. Por isso, os nossos parabéns a Chris King... este tipo de filme vive de uma montagem eficaz, e King está a provar ser um mestre nessa arte.”
Irish Times, crítica a ALL THIS MAYHEM (2014).